segunda-feira, 16 de abril de 2012

Uma noite para recordar

Era madrugada de sábado, dia 14, quando as cortinas do palco do John Bull Pub se levantaram para a apresentação da banda Legião Urbana Cover, de Curitiba. Na plateia, 700 legionários ansiosos, a maioria deles com óculos de grau no rosto.

Quando começou a carreira, a banda não sabia que imitar o Legião seria seu futuro. Em 1996, ano da morte de Renato Russo, eles iniciaram a trajetória para tocar rock, mas em 2000, assumiram outra missão.

_A gente formou uma banda que queria tocar rock nacional. Só que quando a gente tocava Legião falavam: 'nossa! Mais uma, mais uma'. Até que os mais próximos - eu não percebi isso - chegaram para mim e falaram 'Você tem uma semelhança. Acentua isso, melhora isso, vai ficar mais legal', lembra Miro.

A típica dança com os braços de Renato, a barba por fazer, o bigode, um timbre idêntico, interação com o público. Todas essas semelhanças com o vocalista da Legião provocaram uma situação inusitada para o cover.

_ Acontecem muitas coisas no palco. Muitas coisas que não foram programadas. Teve um show em que a gente desceu do palco e uma senhora pegou minha mão e falou: 'independente da sua religião, eu queria dizer que Renato Russo ficou o tempo todo do seu lado'. Foi o depoimento mais emocionante. Eu guardo com o maior carinho, diz o cover.

Legião chega aos nossos ouvidos há 30 anos. Miro tentou explicar porque são inesquecíveis as músicas e as letras. Ele diz que eram como uma flecha que ia direto ao coração e que quando Renato olhava para os homens do poder ele era sempre incisivo, mostrando verdadese que são atuais. O vocalista cita como exemplo a música Que país é esse.


A banda formada por Anderson Capa, Marlon Elliot, Zé Marques, Marcos Hines e Miro Penna, está junto há cinco anos. Com esssa formação, a rotina de shows aumentou e eles têm ficado mais distantes do caminho de casa, em Curitiba. Para o cantor, tem sido um problema e para a filha dele também. Ela reclama: paaai, tu vai viajar de novo?!'

O rock dos anos 80, além de System of a Down e Nirvana são os ídolos da garota que tem doze anos. Apesar de sentir a falta do pai, ela também admira o Legião.Eu Sei e Giz são as suas canções prediletas.

Hoje, a Legião Cover Curitiba eterniza a Legião da década de 1980. E, mesmo sem uma data para encerrar essa carreira, os músicos sabem que existe fim.

_ Uma hora vai parar. E quando chegar o momento certo a gente vai mostrar o nosso trabalho autoral. O problema é que não sabemos se esse momento já passou, ou se ainda está por vir _ afirma Miro.

Um Renato velhinho, de cabelo branco e com dentadura Miro não imagina. Para ele, isso soaria falso. Mas a letra de Índios fala que: 'é só você que tem a cura pro meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi'.


Crédito das fotos: Divulgação
Nícolas David

Nenhum comentário: