quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Cúpula das Amé[L]ias

Neste domingo, o que era para ter sido um encontro comercial para o desenvolvimento dos países da América, foi simplesmente um chá da tarde entre madames. A 6ª Cúpula das Américas, que terminou em Cartagena, reforçou as divergências que existem entre os latino-americanos e os EUA.

A primeira Cúpula das Américas foi realizada em nove de dezembro de 1994,e foi criada com o objetivo de estabelecer acordos que facilitam o Comércio para todos os países americanos, exceto Cuba, que segundo os Estados Unidos, a ilha tentaria derrubar todos os planos e projetos da ALCA em seu país. Portanto, há oito anos o país socialista - ou pseudo-socialista, é excluído das decisões comerciais da América Latina com os EUA e Canadá.

Por conta disso, os países "inteligentíssimos" da América Latina, perderam a oportunidade de resolver questões de aumento de comércio e de maior cooperação entre os países da região, para ficar brigando por assuntos completamente ultrapassados, como a participação de Cuba nos próximos encontros regionais, e o apoio à Argentina, que reivindica a soberania sobre as Ilhas Malvinas. 

A hora é agora para as sociedades latino-americanas se reinventarem e se fortalecerem, a Espanha está levando a Europa para o fundo do poço, o mundo vive uma crise, o capitalismo está dando seus primeiros sinais de fiasco. A Cúpula das Américas deveria focar em seu objetivo principal que é firmar acordos comercias, e não barrar uma reunião por causa de Cuba ou por causa das Malvinas.

A Argentina não pode paralisar um continente esperando que os EUA mude sua posição diplomática com a Inglaterra. Ilusão da Presidente Cristina Kirchner, pensar que haveria concessão, e mais ainda descortês e infantil de sua parte em sair mais cedo do encontro batendo as tamancas.

A questão do narcotráfico, nem se quer foi discutida devidamente, por causa desses caprichos e piçarras entre os países. Eles se deram o luxo de deixar de lado um problema social que já matou quase 50 mil pessoas no México. 

Velhas rixas e falta de análise racional, encerram a Cúpula sem que os presidentes assinassem a declaração final, devido a divergência de ideias entre os países da América. A fogueira de vaidades transformou a Cúpula das Américas no chá das cinco das Amélias.


Bianca Queda

Nenhum comentário: