terça-feira, 24 de abril de 2012

Conhecimento, Ciência, Formação Acadêmica


Questão à disciplina virtual: Filosofia

A questão que permeia essas três áreas que são unidas através do objetivo capitalista de ascensão,ou sustentação social seria para que(m) serve o nosso conhecimento? Essa pergunta também se encontra em uma das paredes do primeiro corredor do Campus Pedra Branca da Unisul, e divagando sobre tal assunto a retórica leva a pareceres mais longínquos do que se parece.

É indiscutível que todos que chegam a universidade têm como propósito primordial a inserção no mercado de trabalho, porém, algumas contradições são encontradas nesse processo, tendo em vista o alto índice de estudantes de curso que em sua conclusão, quando fossem entregues o diploma, sistematicamente não valeriam de nada. Um exemplo desta forma são os cursos de jornalismo nos dias de hoje, não é necessário um diploma para que um sujeito seja denominado jornalista, como fora determinado pela queda do Decreto-Lei n° 972, de 1969.

Para que então que alguém concluiria um curso que ao seu fim não lhe concederia o direito a absolutamente nada, enquanto profissão reconhecida? A resposta está na apreensão do conhecimento e não simplesmente no tecnicismo da ciência como formação acadêmica, servindo aos efeitos persuasivos do capitalismo arcaico. Seguindo a linha dos conhecimentos necessários para o mercado os jornalistas, assim como recém-formados em direito que buscam a aprovação no Exame da Ordem, os analistas de mercado dos dias de hoje subdividem o conhecimento como Tácito, a meu ver mais presentes nos exemplos antes apresentados, e Explícito, ou em palavras mais inteligíveis, conhecimento interior, assim como as ideias, interpretações, e o Explícito como uma forma de conhecimento percebido materialmente, uma ideia executável.

Com o exaurido mercado de trabalho que deve ser encontrado observando a grande procura aos cursos superiores não cabe mais a estagnação no processo de adquirir conhecimentopara uma formação acadêmica o que acontece, entretanto, é o processo inverso formação acadêmica gera conhecimento que não é somente aquilo que o mercado de trabalho busca, diploma, nos dias atuais.
Ter um diploma foi, é e continuará sendo importante. Mas, as empresas não vão querer saber se você estudou filosofia, química, matemática, economia, veterinária ou administração de empresas. Para elas, tanto faz. O importante, o essencial, é que você saiba pensar, resolver problemas e lidar com outras pessoas.
(Cláudio Moura Castro - assessor-chefe para educação do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], texto contido na Lista de Discussão do Projeto Apoema - Educação Ambiental).

Adilson Costa Jr.

Nenhum comentário: