domingo, 4 de março de 2012

I + coraçãozinho + Nova York

De arranha-céus gigantescos a metrôs barulhentos, de lojas mundialmente famosas aos brechós do Soho, de restaurantes caríssimos às barraquinhas de cachorro-quente de um dólar – Nova York tem de tudo. E depois de uns dias andando por aquelas ruas barulhentas e cheias de vida, duvido que não você não terá uma camiseta “I love New York” na sua mala. Porque, além de obrigatórias para turistas de primeira viagem, o que aquelas camisetas dizem é totalmente verdade.

Nova York é uma cidade apaixonante. E quando se fala sobre ela, todo mundo tem uma opinião, baseada, normalmente, em cenas de filmes e letras de músicas. Na minha cabeça, NY era uma cidade de artistas, onde tudo era possível. Lá, você poderia dançar em cima de um piano gigante, assim como Tom Hanks em “Quero ser Grande” ou correr pelo Central Park com dois bandidos atrás de você, como Macaulay Culkin em “Esqueceram de Mim 2”. E confesso que, chegando lá, eu continuei achando isso – e ainda acho. Nova York é mágica.

E, por ser apaixonante e mágica, a cidade que nunca dorme não poderia deixar de ser curiosa. É engraçado como tudo muda e continua o mesmo em Nova York. Deixe-me explicar. Um restaurante pode ser a atração mais quente da cidade por uns meses, até que um novo abre e aquele que tinha sido um must-go da cidade por um bom tempo vira coisa do passado. Mas, ao mesmo tempo, os nova-iorquinos respeitam algumas coisas – lugares e coisas que fazem Nova York ser o que é. Afinal, o que seria dos nova-iorquinos sem aquela senhora com a tocha no sul de Manhattan? Ou sem a torre reluzente do Empire State Building? Ou sem um domingo ensolarado no Central Park? Ou sem os metrôs barulhentos sob os nossos pés? Assim, mesmo que a cidade esteja sempre mudando (e como mudou desde 2001!), algumas coisas permanecem iguais. E poderia ser diferente?

Fiquei só um mês na cidade, mas já tenho alguns lugares preferidos e dicas pra dar. É bem pessoal, mas enquanto você não faz a sua própria lista, aqui é um bom lugar pra começar. Certo?

Melhor hambúrguer: não, caros leitores, nada de Big Mac ou Whopper Triple. Em Nova York, vá até o Five Guys. Eleito várias vezes como o melhor burger de NY, é obrigatório.

Melhor café da manhã: a fila é grande, mas vale a pena. O Good Enough to Eat é um lugar pequeninho, aconchegante e tem uma manteiga de morango absurdamente gostosa. Sim, manteiga de morango. Uma das melhores coisas que já provei na vida.

Melhor sorvete: vários sabores, uma casinha bem charmosa e uma vista privilegiada da ponte do Brooklyn fazem da Brooklyn Ice Cream Factory a melhor sorveteria da cidade. Mesmo no inverno, vale dar uma passadinha por lá.

Melhor arranha-céu: o prédio mais alto de NY, o Empire State Building, é um dos maiores ícones nova-iorquinos. Sem ele, Nova York não seria a mesma. É lindo por dentro.

Melhor museu: o Metropolitan Museum of Art (MET), além de ser o melhor museu de NY, é o número um da América do Norte. A quantidade de obras-primas que se encontram lá é absurda.

Melhor atração gratuita: na Staten Island Ferry você consegue ver a Estátua da Liberdade, a Ellis Island, a ponte Verrazano Narrows e a parte sul de Manhattan. E tudo isso por apenas...ah, é de graça.


P.S.: Nova York, tô com saudade.

Bruna Carolina

Nenhum comentário: