terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Reviravolta"

Já com o texto da semana pronto quentinho para ir ao ar nesta terça-feira, resolvi escutar algumas palavras do filósofo e brasileiro, para espanto de alguns, Olavo de Carvalho, para tentar ocupar um tempo com algo que não fosse o sono. Deparei-me com discussões em um auto-debate que esclareceria acontecimentos, fato bastante comum em se tratando de pensamentos ruminados pela filósofo brasileiro expostos em seu canal no youtube Mídia Sem Mascara, apesar deste desdenhar a todo momento a profissão que escolhi e que me esforço para poder cumprir com loa durante o decorrer de meus estudos, vejo-o como um mestre nas filosofias sociais e aprecio o modo como desconstrói "verdades irrefutáveis".

... Sobre as universidades e o aumento do conhecimento que traria consigo a elevação de nível social essas são as palavras de alguém que diz ter repetido isto há 20 anos.

"A falta é um meio que tira a ascensão social mas a posse não garante essa ascensão." True Outspeak - Olavo de Carvalho - 22 de fevereiro de 2012 
 Não faz nenhum sentido se analisado por alguém que cresceu acostumado com o ciclo da cadeia alimentar capitalista que prima o estudo para o benefício, garantido, no futuro. A retomada no assunto deu-se por uma matéria publicada na Folha de São Paulo que dizia que curso superior não tem elevado a renda. E apresenta números que comprovam os ditos que desmistificam dizeres da sociedade, "Segundo o levantamento, entre 1995 e 2002, o rendimento do trabalho na renda nacional recuou 11,8%, enquanto entre 2002 e 2009 houve acréscimo de 2,5%. No ano de 2009, a parcela do rendimento do trabalho foi 9,6% inferior à verificada em 1995. O rendimento do trabalho é o quanto o salário do trabalhador compõe a renda nacional." (Disponível a matéria aqui)

E que, por conseguinte, traz à tona e contradiz o pensamento marxista que diz que a universidade é o lugar onde a burguesia forma novos burgueses através da pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas:

2% dos estudantes universitários querem ser empresários e 98% contentam-se em serem empregados. Há burguesia sem empresários?

Deificar qualquer um que não seja você mesmo não é uma ideia muito bem vista, mas todos nós somos produtos daquilo que vemos e lemos, corroborando com a cultura da referência, portanto devemos valorizar aquilo que decidimos ser o melhor.



Adilson Costa Jr.

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual a relação da charge com o texto?

Anônimo disse...

É a desvalorização da mão de obra qualificada ... e vivem dizendo que a mesma não existe "á vagas porém, não ha profissionais qualificados" belelas de maus empregadores, e aí fica difícil evolução nesse país né...