sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Teatro dos desesperados

Prelúdio
No palco escuro três luzes indicam três pontos paralelos dispostos em um meio círculo, com cenas estáticas, dividem-se nesta ordem: uma cama pequena com aparador cenográfico, uma divisão de escritório com computador e fotos dependuradas e uma mesa de bar com figurantes imóveis.
(Um despertador toca, mexendo-se sobre o aparador, e duas das luzes apagam-se, deixando somente a cama iluminada. O cobertor mexe-se sozinho. Troca-se a luz, agora iluminando somente o escritório, entra o barulho das teclas sendo digitadas e de fundo o som correspondente ao local. As teclas mexem-se sozinhas e o monitor acende e apaga repetidas vezes. Por fim, ilumina-se o bar, os figurantes movimentam-se simulando uma conversa, enquanto entra o som ambiente. Um cigarro flutuante acende-se sozinho. As luzes voltam ao primeiro local, e alternam-se, na mesma ordem, cada vez mais rápidas, com a trilha confundindo-se uma com a outra. A cena adota uma sequencia mais caótica e a luz branca vai tornando-se vermelha até adotar um tom rubro. As três luzes, agora de um vermelho forte, iluminam as três cenas, estáticas como no início e de repente silenciosas. As luzes se apagam e as cortinas fecham.)
Ato primeiro
De noite, uma praia qualquer
(Figurantes vestidos de branco, com mascaras teatrais de alegria, de olhos escuros e vazados, festejam o ano novo. Do meio da multidão saem dois conhecidos, um homem e uma mulher, e sentam-se de costas para a cena, na beira do palco. O som ambiente fica mais baixo. A luz de fundo diminui e o refletor aponta para o casal)
HOMEM (olhando a mulher, que por sua vez tem o olhar fixo na platéia)
"Sabe?... nesse ano novo vou deixar tudo para trás, o que era ruim fica no ano passado! Vou pular as sete ondas e começar uma vida nova"

MULHER (voltando seu olhar ao homem, enquanto balança os pés)
"Quero começar bem esse ano, não vou nem falar sobre o ano passado. De agora em diante é só alegria"

HOMEM
"Esse novo ano vai ser diferente! Já fiz minha lista de promessas para o ano que vem e não vou deixar que nenhuma oportunidade escape"

MULHER
"Eu vou parar de fumar e entrar na academia, é só acabar as férias! Quero perder alguns quilos ainda..."

HOMEM
"Eu quero para de roer as unhas, e ver se arranjo um emprego melhor também, quem sabe até acabo aquele curso de alemão, podiamos fazer aulas juntos não?!."

MULHER (olhando empolgada e segurando as mãos do homem)
"Sabe mesmo o que eu queria? Viajar! Guardar um dinheiro para ano que vem passarmos o final de ano viajando, o que você acha?"

HOMEM (aderindo a empolgação da mulher)
"Claro! Vamos fazer deste reveillon o principio para um ano diferente!"
(O alarido aumenta, e os personagens levantam-se ficando de costas para o público. Uma contagem regressiva em unissono começa. Perto do final o homem agita uma garrafa de champangne, a cena congela, as luzes se apagam, ouve-se o som da garrafa estourando. Em seguinda entra o som de fogos abafando o ruido de conversa e gritos de alegria. Luzes coloridas piscam no fundo preto do palco com o som alto ecoando. Fecham-se as cortinas)
Ato segundo
No palco escuro, acende-se uma luz azulada que ilumina somente, no canto esquerdo do palco, uma cama e um aparador cenográfico.
(um ator entra cambaleante com uma mascara sem rosto, ouvindo primeiramente só seus passos, logo aparece na cena iluminada. Deita e cobre-se. As luzes apagam. Volta ao prelúdio em um sequência sem fim)

Gessony Pawlick Jr.

Nenhum comentário: