sábado, 14 de janeiro de 2012

Monstros a solta!

Envenenar animais. Por que e pra que? Estes, são bichinhos indefesos, sem grandes poderes de proteção contra as garras justiceiras da mente humana. Procurando sobre crimes de envenenamento contra animais, deparei-me com um chocante. A morte de pelo menos 90 animais foi constatada no povoado de São Bento de Inhatá, na cidade de Amélia Rodrigues, a 84 km de Salvador. A Polícia Civil e Poder Judiciário foram chamados após vários cães terem sido mortos por consumo de carne envenenada. O veneno utilizado foi tão forte, que existia a possibilidade de contaminação do lençol freático. O principal suspeito? O Ex-prefeito da cidade.

Este fato, que ocorreu por meados de outubro do ano passado, é só um entre tantos que ficam sem reparos. Quem vai ressarcir o dono da perda? Em alguns casos, o cachorro passa dez anos ao lado do dono e repentinamente é morto por um vizinho irritado. Que direito qualquer indivíduo tem de tirar a vida de um animal? Cometer tal ato é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano, além da multa.

Tratemos de outros casos, como o agora recente publicado no Diário Catarinense, no bairro Rau em Jaraguá do Sul, onde vários cães estão sendo envenenados misteriosamente. O último foi a Dálmata chamada Dori, de quatro anos, que morreu nesta quarta-feira. A dona, a costureira Andrea Felipe Machado da Silva, 39 anos, diz que o animal costumava ficar preso, e só no período matutino ela a soltava. Após agonizar por 15 minutos, morreu no quintal de sua casa.


Ela espumava pela boca e vomitava. Ficou se debatendo e logo depois morreu. relata Andreia. 
Passei por uma situação assim. Uma cadela vira-lata que vivia na Rua Peterson Assunção, na Praia da Pinheira, em Palhoça, foi encontrada envenenada em um dos terrenos da localidade. Era um animal fiel, companheiro, silencioso e principalmente querido por quase todos da região. E fica a pergunta: Pra que alguém se submete a praticar tal brutalidade? Nós, do local, nunca soubemos quem cometeu tal crime, e vamos continuar sem saber.

Realmente é lamentável ver o que um ser humano pode fazer com um animal indefeso. O que os donos querem, com certeza, é a justiça feita e esses monstros pagando pelo que fizeram. Eles deviam mexer com alguém do tamanho deles. Covardes.

OBS: Mas há quem faça o bem para esses animais maltratados. Em Florianópolis, no Itacorubi, ao lado do cemitério, tem o chamado Cão Terapia. É um projeto criado pela OBA (Organização Bem Animal) em conjunto com a Prefeitura Municipal de Florianópolis. Você pode visitar os animais e passear com eles, no próprio estabelecimento. Caso se apegue a um deles, pode adotá-lo. Mais informações pelo site Oba Floripa 

Crédito das fotos: foto 01 Pierro Ragazzi/Agencia RBS
foto 02 Rafaela Bernardino
Rafaela Bernardino

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa cadela vira-lata deveria se candidatar a prefeito.