terça-feira, 10 de janeiro de 2012

"Meu escritório é na praia"

De volta das férias, cá estamos, nós os Estopinenses e, apesar da parada, não há estagnação, neste meio, fato comprovado pela observação que a seguir trago a debate.

Quem manda na Praia? Dúvida muito retórica quando considerado o valor que esta tem aos pescadores, que as têm como fonte de trabalho; aos surfistas, que usufruem desta para o mesmo fim, mas um fato que chama a atenção de frequentadores dos balneários é a transformação da areia da praia em extensão dos quiosques que já habitam a beira do mar e a comercialização de pedaços de chão, com o escambo de cadeiras ofertadas àqueles que consomem.

Não contentes com a exploração da faixa de areia um outro tipo de comércio, que já acontece por aqui há algum tempo, os Caiaques e Bananas Boat tomam conta de uma parte do mar. Ouve-se na areia a frase: Tira aqueles das boias . E logo um dos atendentes da "empresa" de botes pede que um casal de crianças acompanhadas de um homem adulto deixem determinado setor da praia que, agora, é demarcado por boias que indicam o embarque e desembarque dos agora "marujos".

Fixo na Praia dos Ingleses, reconhecido reduto de pescadores, o aluguel de Caiaques faz sucesso e tem seus apreciadores, em sua maioria, ou totalidade turistas, veranistas florianopolitanos que vão tão rápido quanto chegam, para boa sorte de alguns e má de outros.

Há de se considerar que, assim como os pescadores e os surfistas, por exemplo, os caiaques são a forma de sustento daqueles homens, mas seria mesmo necessário restringir parte da praia? Deixamos então de pensar que a praia do final de semana é sinônimo de liberdade do mundo e tranquilidade para aceitá-la como local de fácil acesso, ambiente arrojado e climatizado, com área de playground.

Enfim, não há mais o que lamentar, mãos na cintura e conformismo, afinal, essa cidade respira através de aparelhos e sobrevive sustentada pelo turismo. Não é simples, mas é aconselhável, se fores procurar algo para desembuchar intragável situação, use as palavras de Luiz Melodia

Ai que saudades que eu tenho
Da minha Lagoa
Que era só minha e da Conceição

Crédito das fotos: Jacema de Souza Rodrigues
Adilson Costa Jr.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou testemunha deste fato revoltante ... que toma conta de nossas praias ... o jeito é proteger as crianças ... e aceitar os donos das praias ... sendo que nossas autoridades ao invés de nós apoiarem , visam lucros e bem estar dos turistas que sujam e sujam nossa terrinha ...