sábado, 17 de dezembro de 2011

O vício de ser viciado

Como essa é a nossa última conversa antes do natal, resolvi falar de comida. Afinal é um assunto que vai agradar todo mundo, não? Eu estava um dia desses vendo um programa de televisão e me deparei com o tema: culinária natalina. O curioso foi que a maioria das receitas estavam ligadas ao chocolate. Então vem a minha pergunta: Por que o chocolate está tão ligado ao prazer, ao vício? Será que isso está correto? Existem mesmo os chamados chocólatras?

Segundos as “ideias cósmicas”, tudo está ligado ao filósofo Descartes – que afirma que tudo o que diminui a energia de nosso corpo e acelera o recebimento de nossos pensamentos, pode nos viciar. Portanto, funciona assim: um homem não come tanto chocolate porque não precisa de tanta energia, mas ao contrário, a mulher precisa de muita energia, portanto se apega mais ao doce. Isso tudo não parece uma viagem?

Vamos parar de “crenças” e olhar para o lado prático? Bom, em primeiro lugar o chocolate é uma coisa maravilhosa, ninguém pode negar. Mas saber dosar é muito importante. Segundo o Psiquiatra Arthur Kaufman, líder da pesquisa do Programa de Atendimento ao Obeso do Ipq, afirma que a vontade de comer a guloseima toda hora está ligada a ansiedade e problemas com estresse, além de ser comparada a compulsão alimentar.

O chocolate libera um neurotransmissor chamado endorfina, o mesmo que é liberado quando se faz muitas horas de academia, que dá sensação de prazer, porque ativa a liberação da serotonina, responsável pelo humor. Quem come chocolate tem melhora imediata do humor. Explica Arthur.

Mas fique de olho porque nem todos que popularmente se chamam de chocólatras são realmente. A maioria das pessoas, segundo Peter Rogers, Psicólogo da Universidade de Bristol e pesquisador na área, tem a ideia fictícia que o chocolate é viciante, porém outros alimentos como: abacate e queijo, possuem o mesmo tipo de substância e nem por isso as pessoas o usam como válvula de escape. Então, tudo é um pouco da nossa cabeça, não?


Um chocólatra é aquela pessoa que come de 300g a 500g de chocolate por dia, mas tem gente que chega a comer 1kg. Diz Arthur Kaufman

Resumindo: ser um chocólatra é realmente ter uma parte no cérebro que diz que aquilo é viciante. Como qualquer coisa na vida pode virar um vício se a mente não dominar, o chocolate não fica atrás. Então neste natal, aproveite, coma o quanto quiser, mas não deixe a mente dominar você. Bom apetite!

Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: