quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O silêncio vale ouro

“Falar é prata, mas o silêncio vale ouro." Essa frase muito popular sugere que as pessoas não devem usar o dom da palavra, a menos que seja benéfico para alguma coisa. Um tolo diz aquilo que sabe e um sábio sabe aquilo que diz. A virtude do silêncio não está em ser mudo, mas sim em falar apenas quando necessário.

Muito cedo na vida, aprendemos a falar e isso se torna um hábito e, às vezes, uma mania. Para melhorar a comunicação com os outros, a gente até aprende a falar outras línguas, e a medida que envelhecemos aprendemos mais e mais palavras. Assim, a comunicação é feita unicamente por falar.

Dessa maneira, as relações interpessoais são construídas a base de palavras e entonações, e em um diálogo um sempre quer falar mais que o outro por achar que a razão está veiculada unicamente na força das palavras. É difícil encontrar pessoas que ouçam mais que falam, até um tolo quando segura a língua, é considerado sensato. A sabedoria está em ouvir e refletir para depois dar a opinião, Umberto Eco nos traz a frase “Um silêncio cauto e prudente é o cofre da sensatez.”.

O silêncio é uma virtude que se leva muito tempo para aprender. Ele é a peça chave quando desejamos adquirir conhecimento. Em uma conversa, o verdadeiro aprendizado é obtido por ouvir ao em vez de falar.

Bianca Queda

Nenhum comentário: