quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Dilema de Dilma

O número aumenta a cada mês que passa. Já são sete os ministros que caíram nos últimos 10 meses de governo Dilma e estamos caminhando para ver o 8º. Já se pode pensar em criar uma Associação para Ex-ministros do Governo Dilma. O fato é que não importa quantos vão cair, mas sim o motivo pelo qual ocorre a queda: Corrupção.

As demissões enfatizam que o Palácio do Planalto perde credibilidade. A opinião pública nota ausência de estabilidade, por mais que em nosso país não exista oposição de verdade e que a maioria dos veículos de comunicação sejam chapa branca. O que sai na imprensa, entretanto, tem consequências diretas e rápidas sobre a opinião popular.

Toda vez que ocorre uma denúncia por parte da grande mídia, o governo extingue o “malfeito” como diz Dilma Rousseff.

O grande X da questão é: como uma presidente assume e permite que seu Ministério - onde a maioria dos cargos foram herdados do antigo governo - sem questionar ou pesquisar os integrantes que dele fazem parte? Aceitar simplesmente para criar alianças e sustentar uma governabilidade tranquila é tão ridículo quanto demitir um ministro a cada um mês e meio de governo.

Ainda por cima, os substituídos são, em alguns casos ouso dizer, piores que aqueles que saíram. A presidente está trocando o sujo pelo mal lavado. A tentativa da faxina é inútil e vergonhosa, o troca-troca é mais uma tentativa de tampar o sol com a peneira. O governo Dilma só vai tomar caráter próprio no dia que a presidente parar de viver às sombras do seu antecessor e ousar uma política de governo própria. Prestígio ela já tem, afinal, a primeira presidente mulher do Brasil é um marco histórico. Agora, só falta ela dar as caras.

Bianca Queda

Nenhum comentário: