quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Troca do horário de verão ou do humor?

Não entendo, porém, respeitando 100% a troca de humor que vejo em pessoas com a chegada do horário de verão. Com o argumento que perdem uma hora de sono ao dormir, que não conseguem se adaptar ao horário, de que tudo dá errado, e a culpa é do horário de verão.

Uma certeza minha, é que sou rápido na hora em que descubro que chegou a hora de adiantar o relógio. Mas, essa excitação não tenho mais, até porque os relógios, digitais ou não-digitais, se adaptam numa maior rapidez do que eu. Ou então porque estou tão distraído que não lembro nem mesmo o dia de adiantar a hora.

Já com relação ao humor, não vejo que muda em coisa alguma. Só na alegria que sinto assim que olho para o céu às 18 horas da tarde e ainda está entre nós aquele sol que dá vontade de sair correndo para a praia. Para quem não gosta, provavelmente, é em decorrência da alteração do metabolismo. E coloca a culpa no horário de verão. Ou não.

A estudante de jornalismo, Giovanna Dutra, traz o lado negativo do horário e argumenta:
A justificativa para o horário de verão? Economia de luz... e economia de mal humor, ninguém pensa nisso? Meu organismo não consegue se acostumar com toda essa mudança repentina, e o mais ruim ainda é quando meu organismo está se acostumando com esse novo horário e ele muda de novo. Assim não dá para acordar todo dia de bom humor.

Duvido que, mesmo não gostando de ficar com a claridade na cara, ninguém sinta nem uma vontade de ficar derretendo debaixo do sol. Ou alguma vez sentiu. Sou suspeito a argumentar, pois já fui parte dos que não suportava ver uma brecha de sol que saía correndo.

Infelizmente, quem não gosta da mudança terá que se adaptar pelos 133 dias que permanecerão no horário novo. Ou, pelo menos, terão que aguentar a uma hora a menos de sono, ou então uma a mais de mau humor. O que quer que sintam nesse período do ano.

Luiz F. Cavalcante

Nenhum comentário: