segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O casamento com a universidade

Está atrasado quem ainda não sonhou com o mundo universitário. E é raro o caso de quem nunca teve um pesadelo porque está lá dentro. O curso superior, assim como o casamento, deve ser fruto de uma escolha bem feita para se chegar à longevidade. Não pode ser resultado de paixão a primeira vista, tem que nascer do amor.

Nada de escolher por impulso, mas pelo questionamento: é isso que eu quero para mim? Era isso que eu queria para mim? Coincidência ou não, são perguntas que também fazemos quando o casamento bate a nossa porta, e isso evita que a separação seja a única alternativa para os problemas.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 comecei o sonho universitário. Próximos de mim 37 colegas se conhecendo. Entrávamos com muito fôlego no curso de jornalismo, contrariando a lei e a lógica.

Nada de uniforme no peito como acontecia no ensino médio. Apenas os encostos das cadeiras faziam-nos lembrar que estávamos dentro da universidade. Era azulado o símbolo, se não me engano, da Unisul.

Hoje, 20 daqueles humanos, incluindo Sebastião, Francisco e Pádua, dão sequência ao sonho. Está certo que para seus bolsos é um pesadelo. Afinal, eles perguntam por que pagam R$ 1000,00 mensais para conquistar o diploma de uma profissão que o dispensa? Ao menos nas empresas, já que depois de votação, que presenciei na Assembléia Legislativa, em 30 de março, ele voltou a ser exigido no setor público. O mesmo serve para os sonhadores que desejam trabalhar no Rio Grande do Sul desde maio de 2010.

Fora da universidade e, decididamente, a fim de ingressar em uma pública, Thaís Baracuhy está no segundo ano do ensino médio, e alimenta sonhos:

Irei prestar Jornalismo. Essa escolha deve-se a minha vontade de expressar minha opinião, criticamente. Além de ser um curso com amplos conceitos e diferentes parâmetros de atuação, tem um amplo mercado com diferentes possibilidades, explica.
Em 14 de setembro deste ano, a Unisul promoveu o Café com Passaporte. Uma iniciativa de marketing que pretendia acolher os diretores das escolas próximas à universidade, e consequentemente, aos alunos deles. O evento foi realizado na Grande Florianópolis, Tubarão e também em Araranguá. Além disso, os jornais veiculados nessas regiões, e vários outdoors nessas cidades divulgam as formas de ingresso. E daí?


Gostaria de prestar jornalismo na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), pois além do reconhecimento de passar em uma Universidade Federal, ela também possui um ótimo curso, conta Thaís.
A casa que escolheremos para morar junto da pessoa que tem seu nome nas nossas alianças tem que ser confortável e agradável. A vizinhança tem que ser boa, se necessária. Para receber visitas a casa deve estar bem cuidada, o jardim impecável, se existir. Assim terá que ser a universidade para a realização do nosso sonho. Um lugar agradável, bem cuidado, que propicie discussões e que respeite seus hóspedes. O lucro é um mérito pela concessão dessa prerrogativa.
Nícolas David

2 comentários:

Crispi. disse...

Esse casamento com a Unisul é meio conturbado, cheio de altos e baixos, mas não posso dizer que não tem amor também. Bom texto!

Boêmios disse...

Então, estava lendo sua descrição, parafraseando-a: "vai de Marte para Vênus em segundos." Isso significa q vc eh bi? E outra pergunta, não foi vc mesmo quem se descreveu?

D.