terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pan Pan Pan Pan!

Essa foi a vinheta usada pela Rede Globo durante os Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007. Que o evento acontece de quatro em quatro anos e que a última sede foi aqui, no Brasil, todos sabem, mas alguém se perguntou o porquê não temos notícias sobre esse evento, hoje?

Simples, A Globo não comprou os direitos de imagem do Pan deste ano e, por isso, não transmite qualquer fato noticioso sobre o tema. O direito de reproduzir as imagens do Pan foi comprado pela Record, logo, é restrito aos telespectadores Globais. O evento acontece no México, mais especificamente em Guadalajara, e o Brasil encontra-se em segundo lugar no quadro geral de medalhas com nove ouros, cinco de prata e seis de bronze, até o momento. Há sim catarinenses na disputa, 20 no total, um deles, Luisa Matsuo natural de Florianópolis, ganhou duas medalhas de ouro na ginástica, uma delas no conjunto geral de bolas e outra no conjunto geral feminino.

Nenhuma emissora é obrigada a transmitir todos os eventos, ou citar todos os atletas, portanto, criticar por criticar a não exibição do Pan-Americano no canal 12, é atribuir à Globo a obrigação de transmitir tudo o que acontece, desconsiderando que outras coisas podem ser encontradas em outras emissoras ou até mesmo em outros meios comunicativos.


É em episódios como esse que devemos pensar se eles são uns monstros que manipulam e alteram o modo de pensar do povo, ou se o povo mesmo que amarra as cordinhas se reconhecendo como simples Marionetes.

Adilson Costa Jr.

Nenhum comentário: