segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia da Modorra

Apliquei uma fajuta pesquisa para entender porque os seres vivos que habitam essa universidade detestam ter que começar a semana. Trabalhando de carteira assinada há dois anos, ouço as pessoas reclamando desse dia. Refleti sobre a problemática, encomendei a pesquisa e fui enganado pelos entrevistados.

Acordar na segunda-feira dá trabalho. Mas se as pessoas são infelizes na sua profissão isso é reflexo de uma escolha pouco sonhada. Sugiro aos vestibulandos que aproveitem a segunda-feira para pensar na atividade que vão desempenhar para o resto da vida.

A segunda-feira deveria ser amada. Guardada, já no domingo, a sete chaves numa caixa vermelha. Logo, acordaríamos dispostos para o trabalho, estudos e até mesmo para desfrutar a aposentadoria.

Não consigo admitir que as pessoas prefiram a sexta apenas por conta das festas. Aliás, alguns defendem que a segunda é que deveria ser treze e não a sexta. Segundo Angela Muniz, a segunda é modorrenta, o dia da preguiça. Para o Mundo, o Dia Internacional da Preguiça deveria cair sempre na segunda, se existisse. E a primeira segunda do mês deveria cair numa terça.


Do total de entrevistados, entre estudantes professores e vestibulandos, 29,71% disse que gosta da segunda-feira. “Gosto. É o dia em que o ciclo recomeça, e que minhas energias estão recarregadas. Corpo e mente descansados”, conta Julia Pierry.

“Segunda-feira é dia de viver e a vida me agrada pelo simples motivo de que talvez a terça-feira seja meu dia de morte”, esclarece Rosane Porto. Raul Seixas morreu na segunda-feira. Para o político Getúlio Vargas e os cantores Adoniran Barbosa e Noel Rosa a segunda foi mesmo o último dia de vida, todos morreram na terça. Péssimas notícias. Falando nisso, é nesse dia que o Unisul Ontem volta a nos bombardear com informações institucionais.

Maioria esmagadora não se manifestou. O silêncio de 70,29% me fez entender que não gostam de falar sobre isso. 80% da Patota riscariam a segunda do calendário. Para estar feliz na segunda-feira é preciso estar no lugar certo, na hora certa. Não consigo aceitar o desprezo dos jornalistas pela segunda-feira. Segunda-feira ninguém joga futebol, nem na série A e nem na B. Mas ainda assim, esse foi o dia que Daniel Izidoro apareceu com o tendão de Aquiles rompido.

Sebastião me disse que gosta da segunda-feira, mas sei que é mentira. Os professores detestam a segunda-feira porque têm de aturar vocês e eu nesse dia. A Unisul odeia a segunda-feira. A segunda-feira se odeia e está depressiva, pensando que não merecia a criação. O Estopim quer explodir a segunda-feira.


Ninguém comemora aniversário na segunda-feira. Casais não dão continuidade à espécie na segunda-feira. A quarta de cinzas deveria ser na segunda-feira. O programa do Jô, jamais deveria ser apresentado na segunda.

Assassinos desprezíveis. Típica atitude do ser humano essa crueldade com a segunda. Entendo que a constituição deveria protegê-la. Porém, apenas um escritor frustrado o faz. Conclui-se que ela permanecerá na Unidade de Tratamento Intensivo até segunda que vem. E digo mais, não proclamo a segunda por caridade, mas por retribuição, graças a ela tenho o direito de ser ao menos um escritor.

Nícolas David

2 comentários:

Crispi. disse...

O que eu posso dizer? Eu detesto segunda-feira, só porque tenho muita preguiça mesmo. E meu anivesário esse ano foi numa segunda-feira, chuvosa ainda por cima. Não tem como amar segunda, já tentei, mas não consigo. Queria ter esse teu carinho por ela, mas ainda prefiro sexta. Não pelo fato de ir para festas, mas sim de poder descansar um pouco mais do que durante a semana :)

Anônimo disse...

Segundas-feiras.. concordam, deveriamos estar felizes nas segundas-feiras, mas quem não gosta do seu trabalho e de acordar cedo acaba odiando-a, pobre coitada!

Mas ao menos alguém a defende haha!