terça-feira, 11 de outubro de 2011

The Big Brother is watching you

Você acredita que a Terra está esquentando? Quanto tempo faz que você não lê, ouve, vê em um noticiário algo ligado a essa afirmação? Alguém “lá de cima” ligou o ar no “resfriar”?

“Uma Verdade Inconveniente” é o título do documentário feito por Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA (1993-2001) e derrotado por Bush filho nas eleições presidenciais em 2000, foi o propulsor do temor chamado: Aquecimento Global. (Definição segundo o dicionário Priberiam da Língua Portuguesa para Inconveniente: Contrário a boa educação; Malcriado).

Não, não é um termômetro gigante que mede a temperatura da Terra. Há um órgão responsável por isso. Comandado pela ONU, o IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática. Traduzindo para o português, é o órgão responsável por ponderar os dados e analisar se estamos, ou não, nos metendo numa “quente”. Em 2007, esse órgão afirmou que "As geleiras no Himalaia estão desaparecendo mais rápido do que em qualquer outra parte do Mundo (...) a probabilidade de elas desaparecerem até 2035, ou ainda antes, é muito alta". Gore e o IPCC ganharam o Prêmio Nobel da Paz pelas pesquisas acerca da influência do homem no aquecimento global. Esta afirmação era tão crível, na época em que foi declarada, que seria inacreditável uma refutação, porém, três anos depois o cientista Phil Jones, que trabalhou nas pesquisas, afirmou aos repórteres da BBC que desde 1995 não há um aquecimento global significativo estatisticamente, ou seja, impugnou-se.

De todos os lados vêm instruções para que poluamos menos, ponhamos o nosso lixo para reciclar. Todas essas recomendações são baseadas nos dados divulgados “oficialmente” e, portanto, dignos de verdade. Afirmar que o homem é responsável por esquentar o planeta é desconsiderar que o Sol é 339.900 vezes maior do que a Terra; também que uma alteração no eixo de translação possa levar a uma aproximação e, com isso, ao aumento das temperaturas; que já houve tempos de seca antes mesmo da existência do homem, e que o efeito estufa é extremamente necessário para a vida humana na Terra, tendo em vista que ele é o principal responsável por estabilizar a temperatura do nosso planeta. (A lua não tem efeito estufa, por isso sua sombra chega a 200% menos quente do que a temperatura da exposição ao sol).

Muitas são as teses que tentam desmanchar e entender o porquê da sustentação de aquecimento. Eu acredito que esse seja um modo de os impérios frearem a industrialização dos países menos desenvolvidos. É um recado para induzir a população a ir contra um processo de criação de infra-estruturas que disseminariam pelo espaço o veneno que mataria a todos. Tudo bem, vivemos em uma “democracia”, não corroboro, mas não questiono quem diz que é tudo conspiração, que não existe um sistema que se beneficia com o infortúnio dos demais. Haveria riqueza mesmo se não houvesse miséria. A Princesa Isabel assinou a alforria porque era “boazinha” e não porque os escravos não eram remunerados e, portanto, não contribuiriam com o novo sistema criado chamado capitalismo. Os EUA não são os maiores poluidores do mundo e por isso não assinaram o tratado de Quioto, e quem pensa o contrário disso é malicioso, doido, tendencioso, malévolo e comunista.


Agradecimentos a Daniel Izidoro

Adilson Costa Jr.

3 comentários:

Fran, disse...

É isso ai, política do "Coma sua ração e vá para casa ver TV".

Crispi. disse...

Bom texto! Quisera eu que mais pessoas pensassem como você.

Felipe Kreusch ires disse...

Ese documentário é ótimo, e faz você pensar.