quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Outubro, mês de monstros

Tiago Menezes

Chega ao fim um período mágico. Nenhum outro mês do ano reúne tantos aniversários geniais quanto outubro. Garrincha, Maradona, Pelé, Falcão, Ibrahimovic, Van Basten... A lista vai longe. Foram carreiras espetaculares, regadas à cocaína, álcool, egos inflados, acidentes aéreos e principalmente futebol arte. São tantas datas que é possível fazer um calendário quase completo de aniversários de lendas. Aqui, um resumo de alguns desses jogadores e suas histórias, tão cinematográficas quanto à habilidade que tinham com a bola. 


Dia 3 - Nascido em outubro de 1981, Zlatan Ibrahimovic é um craque e sabe disso. Filho de um bósnio com uma croata, Ibrah atua pela Seleção da Suécia.  Suas características principais são o domínio de bola, a finalização (das formas mais espetaculares possíveis) e a marra. É o tipo de jogador que faz a direção de um clube pensar duas vezes se vale a pena contratar algum atleta que possa ofuscar o seu brilho. É a estrela do time, o protagonista, e ai de quem discorde. Atualmente jogando na França, pelo Paris Saint-Germain, Ibrah já possui 11 títulos nacionais, conquistados atuando por diversos gigantes da Europa, sempre levando seus times a vitória com gols plasticamente sensacionais.  

Dia 11 - Bobby Charlton, de 1937, é o maior artilheiro da Seleção Inglesa, com 49 gols. Venceu vários campeonatos Ingleses e é considerado um dos maiores da história. Um gentleman cheio de classe, driblador e artilheiro. Além de todas essas qualidades, Bobby sobreviveu a um dos piores desastres da história do esporte, quando o avião em que seu time estava caiu logo depois de decolar, matando oito atletas do Manchester United, clube onde ele atuava. Ele não só sobreviveu, como também participou da reestruturação dos Diabos Vermelhos, voltando a jogar alguns meses depois do acidente.  

Dia 16 - Paulo Roberto Falcão, um dos maiores ídolos do Internacional de Porto Alegre, é da safra de 53 e conquistou de gaúchos a romanos com seu futebol. Volante classudo, fez parte da campanha do time do Inter tricampeão brasileiro de 75, 76 e 79, sendo que este último foi invicto. Em 80 foi para a Itália jogar no Roma e conquistou mais quatro títulos, tornando-se um ídolo incontestável por lá também. Treinou alguns clubes nos últimos anos, um deles, o seu Inter, onde conquistou apenas um estadual, mas em cima do Grêmio e da forma mais dramática possível.  

Dia 18 - Manuel Francisco dos Santos, o Garrincha, completaria 80 anos em 2013. Um mito. Com uma perna maior que a outra, desmoralizava até a mãe dos adversários de tanto drible que dava. “O Anjo das pernas tortas” morreu de cirrose em 83, tendo duas Copas do Mundo no currículo, sendo o maior ídolo do Botafogo e um dos nomes mais importantes da história da Seleção Brasileira e do futebol mundial. Era um palhaço, alegrava qualquer um com seu futebol abusado. Um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Dia 23 – Pelé. Edson Arantes do Nascimento é do outubro de 40. O maior de todos. Mostrou ao mundo o Santos, o Cosmos e a Seleção Brasileira, sendo praticamente uma entidade superior brincando com mortais que nada podiam fazer contra ele. Fez mais de 1200 gols, ganhou 10 campeonatos paulistas, 6 brasileiros, duas libertadores, dois intercontinentais, três copas do mundo e namorou a Xuxa. Jamais será superado.

Dia 30 – O Pelé deles. Diego Armando Maradona nasceu em 1960. Campeão mundial pela Argentina em 1986, o maior ídolo do Boca Juniors, viveu seu auge no Napoli, da Itália, onde conquistou dois Campeonatos Italianos, uma Copa da Itália, uma Copa da UEFA e uma Supercopa. Ao lado de Careca (também nascido em outubro!), ele praticamente inventou o Napoli, que até então não possuía muitos títulos importantes. Também é lembrado por polêmicas e uso de drogas. Foi pego no exame antidoping por uso de cocaína, logo depois foi descoberto até um envolvimento com a máfia. Mas isso não importa. Maradona é o único motivo para que exista um questionamento sobre quem é o melhor da história. Ele ou Pelé, sempre haverá essa discussão. Até igreja para o gringo fizeram. Maradona era um deus dentro de campo.       
   
Decidi falar apenas dos meus favoritos, pois o mês de outubro não possui diversos nomes importantes. Caso fossem citados todos, ficaríamos por horas discutindo quem deveria ou não deveria aparecer aqui.

Só para não deixar passar em branco, Van Basten faz aniversário hoje, para fechar outubro com chave de ouro. Que mês, amigos. Que mês!   


Nenhum comentário: