terça-feira, 2 de julho de 2013

Uma entrevista iluminada

Repórter Ping-Pong

Ilustração: Gessony Pawlick Jr.
A qualidade da melodia e do arranjo de Vagalumes é inquestionável. Não há o que tirar, nem o que botar. Os românticos aprovaram mesmo a canção de Pollo. No Youtube, 30.704.702 usuários já assistiram ao clipe até o fechamento dessa edição. No Vaga-lume (quanta coincidência), o vídeo é o segundo mais acessado no mês de junho, perdendo apenas para o poderoso sucesso de Anitta. Vaga-lumes também é tema do casal Giane (Isabelle Drummond) e Bento (Marco Pigossi) da novela Sangue Frio da Rede Globo, o que impulsiona a popularidade da canção.

A letra, entretanto, incita a violência e a exploração dos pirilampos no seguinte trecho:

Vou caçar mais um milhão de vaga-lumes por aí, pra te ver sorrir”.

O vocalista está usando uma hipérbole, figura de linguagem que pode multiplicar até por infinito qualquer numeral a fim de reforçar uma ideia. O problema é que muitos conquistadores se inspiraram no gesto de Pollo na tentativa de cativar suas musas.

O Instituto de Pesquisas Estopim constatou que, na região da Grande Florianópolis, 90 paqueradores repetiram a ideia do artista. 38 deles conseguiram cumprir a promessa e caçaram 1 milhão de vaga-lumes para iluminar o sorriso de suas garotas. Pelo menos 38 milhões de luzecus foram postos em cativeiro por conta da criatividade insana de Pollo.

Também por força de outra hipérbole da letra da música, a Suvinil e a Renner obtiveram, respectivamente, aumento de 859% e de 645%, no lucro de vendas. É que 37 homens que conhecem a língua portuguesa resolveram colorir o céu. As chuvas têm limpado a sujeira e, por esse motivo, as gotículas de água estão caindo do céu nas mais variadas cores: burgundy, fúcsia, sépsia, alizarina, carmesim, feldspato.

O problema dos céus a natureza resolve. Por outro lado, diante do iminente risco de extinção dos cudelumes, procuramos um deles na escuridão da noite. Ariscos, muitos deles afastaram-se da reportagem tementes de que fosse perigoso se aproximar da raça que os devasta pela força do desejo libidinoso que os masculinos de nossa espécie têm por um rabo de saia.

Eis que na Costeira do Pirajubaé, um corajoso representante da espécie resolveu falar. Revelou que a comunidade criou um sindicato, de cuja direção ele faz parte, e declarou que a insanidade de uma espécie não pode prejudicar às demais. Leia a entrevista na íntegra: 

Repórter Ping-Pong: O sucesso estrondoso da música devastou a espécie, você perdeu algum parente?

Vaga-lume: Perdi um primo que vagava na Lagoa da Conceição. No matagal às margens daquelas curvas sinuosas e íngrimes que dão acesso ao bairro na verdade. Perdi muitos amigos ali.

Ping: Como você vê a letra de Pollo?

Com a bunda virada para ela. Brincadeira. Vejo com muita tristeza, por causa das perdas pessoais e porque muitos semelhantes estão sendo torturados por apaixonados ensandecidos.

Ping: Vocês tomaram alguma medida de segurança aqui na região?

Sim. Criamos o Sindicato do Vaga-lume (SINDOVAL), entidade que, como qualquer sindicato, servirá para defender os interesses de um grupo específico, a nível nacional, existe o Diretório dos Vagalumes, aliás, nosso estatuto é baseado no deles. O Sindoval foi criado em caráter emergencial, mas deverá funcionar mesmo depois que a violência contra nós, motivada pela música, diminuir.

Ping: Algumas crianças têm o hábito de trancar vocês em caixinhas de fósforos, abrir um pouquinho o recipiente para ficar se divertindo ao ver sua luminosidade lá dentro. Você já passou por isso?

Sim. Essas crianças são pérfidas. Por certo, serão adultos criminosos, facínoras. Essa atitude infantil desses pestinhas é um antigo hábito. Não deve acabar. Por isso o Sindoval continuará existindo mesmo depois que a música parar de fazer sucesso.

A pedido da redação, alguns ilustres brasileiros adaptaram a letra de Pollo:

Eike Batista para Thor:

Vou Comprar mais um milhão de vaga-lumes no Ademir pra te ver sorrir...

Um político para seu correligionário:

Vou roubar mais um milhão de vaga-lumes por aí, pra te ver sorrir...

O mendigo para a mendiga

Vou pedir mais um milhão de vaga-lumes no Anhembi, pra te ver sorrir

Gessony Pawlick Jr. para o Estopim

Vou ilustrar mais um milhão de vaga-lumes por aqui, pra te ver explodir...

Confira o perigoso Clip:


Nenhum comentário: