terça-feira, 23 de julho de 2013

Bota na conta do Papa

Thaís Teixeira

- E aí Papa, dá pra salvar o País?
- Olha minha filha... Reza... Reza
"E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu e a noite esfriou".

Ou melhor, e agora, Chico? E agora que você foi recebido com todas as honras e pompas, digno de um rei, enquanto, não muito longe de onde você estava, a mesma polícia que te protege e que teve carta branca para manter a “paz” durante sua estada por aqui, continua usando da força e arbitrariedade para reprimir manifestações dos jovens que você quer conquistar?

E agora que você trouxe sua graça e poder santificado para o Brasil, vizinho do seu país de origem, o que será feito por nós? Queria eu, por uma fração de segundos, achar que pelo menos um terço da riqueza do Vaticano fosse para salvar as milhares e milhares de famílias que vivem, morrem e apodrecem nas favelas daqui. Porque, Papa, as nossas várzeas não têm mais flores, têm favelas; nossos bosques não têm mais vida, têm protestos e nossa vida não têm mais amores, tem indignação e revolta.

Queria eu que aquelas milhares de pessoas eufóricas, emocionadas, esperançosas lembrassem por um minuto que há um mês esse mesmo país, que hoje festeja a visita do Papa, gritava nas ruas contra a opressão maquiada de um Estado que rouba e mata de ignorância, desgosto, fome, tiro. Sabe, a coisa por aqui ta preta como dizia o outro Chico, o nosso Chico.

Não dá para entender como é possível ignorar que precisamos passar por mudanças estruturais urgentes na política, na polícia, na educação, na saúde... Não tem como fechar os olhos, de novo, para tudo o que acontece. O pior pecado que se pode cometer é esquecer, nem que seja por dois dias e meio, que estamos sim, vivendo uma crise.

Mas a fé move montanhas, como discutir isso? Ah! Queria eu por um minuto saber que a sagrada visita poderá nos render um milagre. Afinal, ninguém disse que eles não existiam! A questão é que uma hora a festa acaba, a luz apaga e o que nos restará além de icônicas imagens serão as despesas. Bota na conta do Papa? hum hum, nos impostos.

Foto: Jorge Saenz/Associated Press

Nenhum comentário: