quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Gigante não estava dormindo

Juan F. Garces

Manifestantes em Florianópolis pedem uma reforma política
no Brasil. 
Uma onda de manifestações rodeia o Brasil. O aumento da tarifa em São Paulo foi o Estopim para que elas acontecessem – embora não seja a causa principal. Eu estou muito feliz com o número de pessoas que está nas ruas, lutando não “só por 20 centavos”, mas também por dignidade, saúde, educação e outros problemas do país. No entanto, tem muitas informações que me deixaram preocupado, inclusive por parte dos manifestantes.

O primeiro dos erros é colocar a Dilma como principal culpada de todas essas manifestações. Eu tenho muitas divergências com o governo do PT, mas não podemos colocar a culpa somente em um partido. Por trás deles, tem muita gente do PSDB e dos democratas. Quem prejudicou ainda mais toda a educação do estado de Santa Catarina, por exemplo, foi o nosso amado e querido Raimundo Colombo, dos Democratas. Toda a corrupção brasileira tem um histórico bem antes do governo PT. Muitos afirmam que a Dilma foi uma “continuidade do governo corrupto do FHC”, e eu concordo totalmente que, em muitos aspectos, realmente foi. O PT cometeu erros graves na política e merecem atenção, mas não tirem os seus da reta, PSDB, DEM, PSC, entre tantos outros. 

Outro grande erro: a afirmação de que somente agora o “gigante acordou”. Os movimentos sociais no Brasil sempre tiveram presente nas ruas, logo, o "Gigante" nunca dormiu. Se ele dormiu, foi por culpa dos reacionários que sempre vandalizaram o Movimento pelo transporte, Movimento Feminista, Movimento Gay, Movimento pela Terra, Movimento Estudantil… Nenhum desses estava dormindo. Se alguém “acordou”, foram os acomodados, e somente eles – e sinceramente, eu meio que duvido que eles estejam acordados.

De acordo com Antonio Gramsci, o poder do estado é garantido pela hegemonia cultural exercido sobre o povo, de modo que, por meio do sistema educacional e da mídia, as classes dominantes educam a população para viverem em total submissão, mascarando todas as formas de opressão e fazendo com que a massa acredite que o Estado está agindo dentro dos princípios corretos. Então, por favor, tentem usar o mínimo possível a Rede Globo, RBS, SBT, Record, Folha de São Paulo, entre tantas outras mídias conservadoras como meios de informação. Elas mudam de opinião conforme a maré – observem o Arnaldo Jabor.

O ataque da mídia conservadora está direcionado somente a uma vertente política. Sim, estão usando dessa manifestação para livrar a culpa de outros partidos. Não vamos colocar a culpa em um só partido, uma só vertente ou em uma só pessoa. O Brasil é governado por três poderes, e colocar a culpa em um só é, no mínimo, uma burrice sem tamanho. Felizmente, boa parte dos manifestantes já percebeu isso, mas tem uma minoria que ainda não abriu os olhos.

E para piorar, hoje , 18 de junho, o Marco Feliciano organizou uma votação para permitir que os psicólogos promovam o tratamento da “cura gay”. E sim, pasmem, ela foi aprovada! Enquanto a grande maioria está preocupada com o impeachment da Dilma, tem esse senhor como presidente da Comissão dos Direitos Humanos propondo votação de leis absurdas, mostrando total desconhecimento científico. Enquanto isso, muitos acham que esses protestos são somente para combater o PT e a Esquerda malvada. É só a mídia mudar o foco que algumas pessoas aproveitam para atender a interesses próprios. As manifestações têm que mostrar que esse sujeito não foi esquecido, assim como suas ideias absurdas.

Para acabar, peço a presença do povo nas ruas, agindo pacificamente sempre que possível. No entanto, sempre se defendendo quando houver algum abuso de autoridade, pois sabemos que uma manifestação 100% pacífica é algo inalcançável. Vocês não estão fazendo atitudes de vandalismos, meus amigos, mas esses políticos estão quando roubam seus impostos, não concedem um transporte público descente, tratam a educação pública com descaso, agridem ideologicamente as minorias e quando acham “normal” uma saúde pública precária, que não é capaz de atender a todos. Se tudo estivesse bem, não teríamos ninguém na rua e nenhum ato violento. Então, culpo toda a violência gerada até aqui – por ambos os lados – à grande parte dos políticos do nosso país, que não concedem o mínimo para o povo!

Essa luta não é “só por 20 centavos”, é pela dignidade do povo brasileiro. E sabemos que não é o problema de um partido, uma vertente ou uma pessoa, mas o conjunto de toda a nossa política de muitos anos. Não deixem os atos violentos e os reacionários deslegitimarem a manifestação, afinal, a tomada da bastilha também não foi feita pacificamente. O Brasil não estava dormindo, somente alguns brasileiros.

Publicado também em A Saia da Dona Maricota

Nenhum comentário: