quinta-feira, 13 de junho de 2013

(Des)conecte-se.

Cristina Souza

Dia desses, eu estava por aí (provavelmente viajando em alguma praça da cidade), quando ouvi um grupo de adolescentes conversando sobre o Facebook. A dúvida da menina era se o rapaz estava afim dela, porque ele tinha curtido muitas fotos da sua página. A outra questionou se ele havia comentando em alguma, e ela disse que sim. Então pronto, queria “pegar”. Ele curtia os status também? Mais que certo que ele estava afim.

Achei isso muito engraçado a princípio, mas depois me fez refletir um bocado: afinal, agora a nossa vida é mesmo ditada por uma (ou mais) rede social? Veja bem: Algumas pessoas tiram fotos só pensando em postá-las. Não, não tiram para recordar o momento, mas para ganhar likes no instagram. Aliás, paquerar virou uma palavra antiga e démodé. Não se flerta mais, não se olha mais nos olhos, se curte fotos. Não se conversa mais em bares e esquinas, agora o papo é pelo chat. Não emitimos mais opinião, postamos. Lutar por direitos? Ah que nada, é só dar uma compartilhadinha que ta sussa. Acorda gente!

Eu sou uma heavy user de redes sociais. Além das populares, tenho de filme, livro, música. O que não significa, nem um pouco aliás, que eu deixo de viver a minha vida normalmente, ou ainda que eu paute minha vida e escolhas pelo número de likes que eu tenho. Falando nisso, deve ter uma galera achando que quero “pega-los”. Porque as fotos que eu acho legal, eu curto. Curto um bocado. Comento posts alheios, converso com bastante gente, fuço – ou melhor stalkeio- um monte de perfis. Porque sou curiosa, simplesmente, não porque tenho segundas intenções (não na maioria das vezes).

Acho toda essa integração que a internet nos proporciona muito bacana. Já conheci muita gente por causa da rede, sou da época que tinha que esperar dar meia noite de sexta-feira para entrar no MIRC, afinal só custava um pulso telefônico. Fim de semana minha casa ficava incomunicável, pois a linha estava sempre ocupada e os celulares não eram populares.  

Mas nem por isso eu deixava de ir visitar meus amigos, tomar uma coca-cola (na época eu era menor) no bar ou flertar com os garotos nas festinhas. E eu fazia essas coisas pessoalmente, sentindo o feeling do momento, sem precisar conferir quantos likes o meu raparigo do momento tinha dado na minha foto.


Vamos nos conectar de outro jeito gente. Não esqueçam que na internet todo mundo é maroto, poeta, rico, come sushi e toma cerveja no final de semana, com os pés na areia de uma praia bonita. Mas a vida real é bem diferente, e ela não vai ficar te indicando as coisas em likes ou comentários. Hashtag ACORDEM. 


Nenhum comentário: