sexta-feira, 10 de maio de 2013

Síndrome de Peter Pan

Ana Maria Ghizzo


Quando pequenos nos ferimos com facilidade. Confesso não ter conhecimento dos dados estatísticos para arranhões e machucados na infância, mas, enquanto criança estabanada que fui, falo pelos meus joelhos sempre ralados. Merthiolate, Rifocina e muitos anos (e band-aids) depois, continuamos nos machucando, mas agora as causas são outras.

Engraçado como coisas que temíamos na infância, agora já não fazem mais tanto sentido. Infelizmente o inverso também ocorre, e, coisas que já foram puro motivo de fantasia, passam a aterrorizar. Exemplo disso é a pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. As respostas variavam entre  astronautas, bailarinas, cantores famosos... no meu caso a resposta era sempre a mesma, realista que sou não queria saber de tutus ou viagens intergalácticas, ser veterinária parecia um sonho suficiente pra mim.

A ciência define que o paladar humano muda a cada quatro anos. Mais constantes ainda são as mudanças que ocorrem na nossa vida com o passar do tempo. Assim como o mesmo rio não passa duas vezes (perdoem se me falha o provérbio, algo sobre rios, e folhas que flutuam nos rios) acordamos todo dia pelo menos um pouquinho diferentes. E foi assim que eu, que sempre quis ser veterinária, um belo dia acordei e decidi ser jornalista. De lá pra cá as mudanças foram ainda mais drásticas. E se um dia eu for a mesma pessoa depois de ler um bom livro, ou voltar de uma entrevista, pode chamar a ambulância que alguma coisa errada tem!

Assim como um joelho ralado, que quando criança a gente cutuca e nunca deixa sarar por completo, estou sempre em carne viva. Certezas plenas até sustentam meus valores, mas quando o assunto é falar do outro, sou um ponto de interrogação personificado. Convicções exacerbadas não me pertencem, aprecio o ser humano na sua complexidade. Queria ser veterinária, sou jornalista. Minha vida foi sempre tão cheia de controvérsias. Abraço a dicotomia, aperto bem forte que é pra misturar tudo, e ponto. E você? O que vai querer ser quando crescer?

Nenhum comentário: