sábado, 18 de maio de 2013

As justas formas de amor


Rafaela Bernardino

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Homofobia, a reitoria da UFSC foi preenchida por cartazes em apoio ao dia


Não pude deixar de registrar o momento em que a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi tomada por cartazes e protestos a favor do direito a qualquer tipo de relação homoafetiva. Como o nosso ilustre colega Leonardo Contin já comentou aqui no Estopim, ontem, dia 17 de maio, foi o Dia Mundial de Combate a Homofobia e reuniu, em todo mundo, milhares de atividades em prol da causa.

Com o tema "Violências e Discriminações se Combatem da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos", a universidade mostra o seu compromisso com a liberdade de expressão de seus alunos. A coisa foi tão livre, que os acadêmicos aproveitaram para escrever palavras sem qualquer tipo de pudor. Mas fica a pergunta: afinal de contas, pra quê pudor, não é mesmo? Viva a liberdade de expressão, viva o direito a todo e qualquer tipo de informação! Bom, calma pessoal, é muito bacana e honrada qualquer tipo de manifestação e eu estava presente para apoiar e não deixar de ter orgulho de escrever sobre isto no Estopim, mas para que cartazes tão obscenos? Alguns beiraram do romântico à - desculpem a palavra - verdadeira putaria.

Como aqui é um espaço democrático e lugar em que posso expressar minha opinião, acredito que todos vão respeitá-la. Fiz este comentário sobre os cartazes pois apesar de ter uma leve inclinação conservadora, o choque é grande quando se passa na frente da reitoria e se depara com a frase: "Liberdade ao cu" ou coisa parecida. Caramba! Eu imagino que a intenção foi chocar, mas não precisavam exagerar galera!

Para não me acusarem de Joelma depois, venho honrar os maravilhosos cartazes que vi logo em seguida. Com os dizeres: "faça amor, não faça guerra", o lado romântico das frases superaram os desbocados. Até a estátua do fundador e primeiro Reitor da UFSC, João David Ferreira Lima, abraçou a causa. Apesar das estripulias, a atitude foi nobre e ocupou toda a entrada do local em que as personalidades mais importantes da universidade residiram. Aliás, um salve também à autorização do casamento entre homossexuais no estado.

A UFSC além de se solidarizar com a causa, ainda promove o "V Concurso de Cartazes" em função ao dia 17 de maio. O tema é: Lesbofobia, Transfobia, Homofobia, Heterossexismo nas escolas. Este ano a ação vai durar até o dia 28 de junho. E que sobreviva o amor! Como já dizia Lulu Santos "Consideramos justa toda forma de amor".

Imagens: Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: