terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Yoñlu: o prodígio músico e as dicas mortais pela Internet

Vinicius Gagueiro Marques era um jovem inteligente que tinha aptidão para a música. Porém, tinha a alma perturbada e decidiu por um fim na sua vida com o auxílio da Internet. É isso mesmo. Casos de suicídio promovidos com o auxílio da rede são mais comuns do que as pessoas imaginam, aqui apresentarei outros exemplos além da história de Yoñlu, pseudônimo de Vinícius.

Vinícius era Yoñlu na Internet. Ele buscou dicas de métodos mais eficientes e indolores de tirar sua própria vida. Um dos primeiros casos e um dos mais conhecidos de suicídio com auxílio virtual. Natural do Rio Grande do Sul, filho de um professor universitário com uma psicanalista. Superdotado, sabia falar francês e lia Kafka aos doze anos de idade.

Tinha tudo para ter uma vida bem sucedida, era muito inteligente e sensível, mas tinha uma visão deturpada das coisas, especialmente da sua própria imagem. Ele sentia que seu corpo se deformava e se olhava no espelho várias vezes para ter certeza que não era sua imaginação pregando peças.

Adorava música e fazia suas composições próprias em inglês e português. Adorava Radiohead, Mutantes e Vitor Ramil. Era tão inteligente que nunca levava material para as aulas, ficava apenas com fones de ouvido, sem participar e nem ouvir os professores, mesmo assim passava com êxito em todas as matérias.

Vinicius enganou seus pais dizendo que iria fazer um “churrasco” na sua casa e pediu para eles saírem, pois gostava de uma garota que iria ao evento. Ele queria se sentir à vontade. O churrasco, na verdade, foi o seu suicídio, através da inalação de monóxido de carbono (ele até colocou um aviso aos pais para cuidarem com os níveis elevados de monóxido de carbono). Ele se trancou no banheiro com duas grelhas acessas, colocou o som que amava e se deitou, tudo isso participando de um chat em que as pessoas davam “conselhos” para que ele realizasse o suicídio.

Yoñlu deixou uma carta aos pais se desculpando e várias músicas gravadas. Ele deixou como herança o seu próprio álbum, com 23 músicas feitas durante sua curta vida. O CD intitulado Yoñlu estava num envelope dentro de um estojo de lápis da Faber-Castell, as canções são lindas e merecem ser ouvidas, pois elas mostram um talento que foi desperdiçado de forma tão surreal. Uma das músicas de Yoñlu que indico é Tiger.

Porém, suicídios com participação de internautas não é tão inovador assim. Há casos no mundo todo, como Simon Kelly na Inglaterra. Sem contar as ocorrências de suicídio por cyber-bullying. Muitas vidas de jovens foram ceifadas por intermédio do mundo virtual, que eles habitam com mais frequência do que a vida real. Portanto, é preciso ter todo o cuidado na Internet e o jovem precisa ajudar-se e não buscar métodos de acabar com tudo.

Os pais e amigos têm papel fundamental nisso, principalmente na fase da adolescência que é repleta de complicações e conflitos existenciais. A Internet pode ser útil em muitos aspectos, mas pode ser perigosa dependendo da situação, já que o controle dos conteúdos é praticamente inexistente. Cyber-bullying e sites que promovem suicídios são alguns exemplos de complicações que a Internet pode trazer para jovens desesperados e com baixa auto-estima.

6 comentários:

erick theodore montgomery disse...

"...tinha uma visão deturpada das coisas..." -> Desculpe-me, mas... de onde tu tiraste essa "ideia" ?

Estopim disse...

Olá Erick, o Estopim é feito por oito colunistas. Cada um de nós, trata os assuntos com pontos de vistas pessoais. Interpretações particulares que podem divergir com a do leitor. Aliás, será muito interessante quando isso acontecer.

Muito obrigado pela sua visita e observação.

Estopim

erick theodore montgomery disse...



Mais uma vez nos desculpem, mas... com todo o respeito que vos é devido - a nós parece que a ÚNICA "originalidade" que vocês tiveram na confecção da matéria foi o lançamento dessas infelizes frases: "...tinha a alma perturbada..." e "...tinha uma visão deturpada das coisas..." - que, aliás, destoam completamente da realidade da sua saudosa vida - deixando claro, portanto, o superficial conhecimento que vocês guardam do Vinícius. De qualquer modo, agradecemos pela lembrança que dele tiveram - e pela inestimável atenção que a ele dedicaram ao postarem essa indubitável homenagem em seu favor.

Estopim disse...

Olá Erick, estamos surpreendidos com a proximidade que você aparenta ter com o Vinicius. Ficamos muito curiosos e gostaríamos de conversar com você.
Podemos conversar por e-mail e quem sabe realizar uma entrevista?

Por favor, envia uma resposta para estopim.online@gmail.com,

Obrigado!

erick theodore montgomery disse...

Falar sobre o Vinícius é falar sobre a sua aguçada sensibilidade, sobre o seu fraternal amor para com o próximo, sobre a sua angelical bondade - e também sobre a sua desprendida generosidade - valores que andam em franca extinção entre os "humanos"...

Embora tenham se passado longos seis anos e meio do seu doloroso físico "adeus", para nós a hemorrágica ferida ainda não se fechou... Por essa razão, não nos sentimos “prontos” para atender ao vosso pedido – motivo pelo qual oferecemos as nossas sinceras desculpas. Por outro lado, reiteramos o nosso agradecimento quanto ao especial carinho que vocês lhe dispensaram através da publicação da matéria.

Estopim disse...

Combinado Erick. Entendemos perfeitamente a situação. Agradecemos o retorno de vocês também. Quando quiserem homenageá-lo num determinado momento, as páginas do Estopim estão abertas para uma entrevista.

Ótima quinta-feira.