sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

100 características dos brasileiros

Uma visão de um alemão que está vivendo em Curitiba


O texto original foi escrito por Manuel Schneider, um alemão que vive no Brasil. Eu apenas traduzi, pois achei interessante observarmos a visão que estrangeiros, como Schneider, possuem de nós, brasileiros. O texto original (em inglês) está aqui, no blog de Schneider: Ele também colocou alguns links (em inglês) para justificar algumas de suas afirmações com dados de fontes secundárias, acho desnecessário colocá-los. O importante é o que ele escreveu, mas podem ver os links no texto dele se quiserem. Sem mais delongas, o texto: “O que eu sei sobre os brasileiros 

1. Todos os brasileiros escovam os dentes na hora do almoço. 
2. Os brasileiros são geralmente pessoas felizes, principalmente se comparados com a maioria das pessoas do noroeste europeu. 
3. Brasileiros podem adicionar “inha” ou “zinha” no final da maioria das palavras. “Caipirinha” é um exemplo disso. 
4. Brasileiros tem nomes incríveis. Conheci pessoas chamadas “Letsgo”, “Madeinusa”, “Waltdisney”, “Isaac Newton”, “Mona Lisa” e “John Lennon”. Sensacional! 
5. Brasileiros gostam de pessoas. Estejam nos parques, nos shoppings ou nas praias, eles certamente preferem lugares lotados que vazios. Ah, eles realmente adoram shoppings.
6. Brasileiros de todas as idades fazem uso constante do polegar. Seja no transito, em eventos esportivos ou apenas ao ver um amigo do outro lado da rua. Faz parte dos seus movimentos diários. 
7. Quando brasileiros fazem 15 anos, é momento de festa (baile de debutante). “Grande momento, hora de usar terno, ou de usar vestido de noiva, ou de ir para Disney, ou de seja lá o que for...” 
8. Brasileiros possuem uma anatomia única. Se algo precisa ser feito rapidamente, o brasileiro responde e estala os dedos para acentuar o seu discurso. Somente brasileiros de verdade conseguem estalar os dedos com o indicador. 
9. Brasileiros ficam presos nos engarrafamentos. Mas eles parecem “super confortáveis” com 2 horas de estrada na ida e na volta para o trabalho. Aliás, andar 600km num passeio não é problema para os brasileiros. “Tranquilidade, cara”. 
10. Brasileiros esperam em filas, às vezes de duzentos metros, na frente das boates. Mesmo se a boate estiver vazia. “Marketing de fila, gente”. 
11. Para os brasileiros, a maioria das coisas são “tranquilo”, “tudo bem”, “sussa”, “suave”. São pessoas bem tranquilas, geralmente. 
12. Brasileiros possuem essa linda palavra chamada “saudade”, que não possui tradução. Pode ser descrita como “um desejo vago e constante por algo que não necessariamente exista, visando o futuro ou o passado”. Uma forma poderosa de “saudade” pode ser sentida por conta de pessoas ou coisas cujo destino é desconhecido, como um amor perdido ou um membro da família que está sumido. Pode também ser entendido como uma espera longa por algo inexistente ou inatingível. Os brasileiros comemoram o “Dia da Saudade” em 30 de Janeiro. 
13. Brasileiros geralmente se casam com 24 anos ou menos.

14. Filhas brasileiras precisam chamar suas mães pelo menos três vezes por dia. É algo biológico. 
15. Brasileiros amam suas calculadoras. Eles precisam amá-las. 
16. Motoristas brasileiros usam cada milímetro entre os outros carros. 
17. A língua portuguesa no Brasil é maravilhosa. Pessoalmente, recomendo o dialeto de Minas Gerais. 
18. Brasileiros são muito bons em transformar tudo em samba. Apesar disso não conheci muitos brasileiros que saibam realmente sambar. Ah, talvez seja por estar vivendo em Curitiba... 
19. A divisão trabalho/festa é disseminada pelo Brasil. Quanto mais ao sul, mais as pessoas trabalham. Quanto mais ao norte, mais as pessoas farreiam. Simples assim. Cariocas sabem a “joia de viver”, já os paulistas sabem como trabalhar. 
20. Brasileiros parecem amar o perigo constante. Seja dirigindo como loucos ou tomando banho com o perigo de choques elétricos. A aventura está sempre na vida dos brasileiros. 
21. Brasileiros são especialistas em manter resistores e transformadores. Não existem tomadas ou plugs comuns.
22. É pratica comum dos brasileiros cancelar compromissos no último minuto. Ainda bem que ninguém parece guardar rancor quando isso acontece. 
23. Brasileiros sempre convidam outros para as suas casas, para tomar um cerveja, um jantar ou um “bate-papo” com alguém quando conhecem a pessoa pela primeira vez. Apesar que isso nunca acontece, na verdade.
24. Brasileiros aparentam gostar de sexo. Quando ainda vivem com os pais, avós ou esposas, eles parecem gostar de praticar seus “movimentos” no motel. 
25. Brasileiros são convidativos e hospitaleiros. Eles usam uma frase que eu amo: “minha casa é como o coração de mãe, sempre há espaço para mais um”. 
26. Brasileiros possuem duas vidas. Uma é a real e a outra é a novela (a “soap opera” brasileira). 
27. Brasileiros geralmente são descendentes de pelo menos um país europeu. Vários deles se parecem com europeus e amam suas descendências. Um deles até abriu uma fábrica de “Kuckucksuhr” no sudeste do Brasil. 
28. Brasileiros adoram seus carros. Eles compram os veículos pelos preços mais caros do mundo e pagam parcelados em oitenta meses. Eles compram um sistema louco de som para colocar (se é uma picape) e ficam paranoicos sobre alguém roubar qualquer hora. 
29. “Parcelar” é algo que está crescendo de forma impressionante no Brasil. Donos de casa estão ficando mais endividados. 
30. Brasileiros possuem um sentimento saudável de patriotismo. 
31. Brasileiros gostam de televisões enormes. E de “Rede Globo”. 
32. Aquece o coração ver o amor pelas famílias que os brasileiros têm. Todos os brasileiros gostam de carinhos. Brasileiros adoram proximidade, dando um abraço ou beijo. Dá para fazer isso tanto verbalmente quanto fisicamente (de preferência). 
33. Brasileiros são bem tolerantes com diferentes raças. Mas não tão tolerantes com diferentes classes sociais.
34. Arroz e feijão são mais do que o pão de cada dia. Eles comem quase que religiosamente todos os dias em grandes porções. Se quiserem, podem adicionar batata palha ou farofa. No sábado, a comida foi uma feijoada e incluía todos os pedaços de porco imagináveis.
35. Além do arroz e feijão, brasileiros têm inúmeras religiões. Eles são tolerantes com a mistura de religiões. Alguns hábitos espirituais são parecidos com a de santos católicos. 
36. Tudo é mais doce no Brasil. Eles amam “beijinho”, “brigadeiro” e bastante açúcar no café. No Brasil, a economia que não depende do açúcar... 
37. Mulheres brasileiras sabem cozinhar. Homens sabem fazer um “churrasco” (um “churrasco” é um ritual religioso que dura por horas, a carne é preparada de uma forma sagrada sobre as chamas). 
38. Brasileiros gostam de dividir suas pizzas, nunca vi ninguém aqui comer pizza sozinho. 
39. Brasileiros usam aparelhos. Não importam suas idades ou o que eles fazem. Aparelhos são como colares para eles. Só que são nos dentes. “Bling bling.” 
40. Brasileiros são os reis da soja. Eles usam a soja para fazer tudo (especialmente dinheiro) e colocam soja em tudo (especialmente nos sucos).
41. Brasileiros apreciam umas boas caipirinhas. Interessante é ver que a maioria toma caipirinha com vodka ao invés de utilizar a deliciosa cachaça. 
42. Brasileiros parecem seguir uma regra da caipirinha: se é fruta, pode ser transformada em caipirinha. Eles estão fazendo um belo trabalho quanto a isso. 
43. Brasileiros têm um café excelente (que eles importam da Europa) e um não tão bom (que é o que eles tomam). O mesmo vale para o suco de laranja. 
44. Brasileiros vivem pelo futebol. Eles amam ao ponto de escolher uma empresa de acordo com o time que eles estão apoiando. Claro que ninguém trabalha quando a seleção está jogando. Você pode ficar preso no transito e perder a partida. “Show de bola!” 
45. Brasileiros parecem acreditar que os alemães bebem cerveja quente e comem Eisbein (joelho de porco) e chucrute diariamente. 
46. Brasileiros acham que franceses nunca tomam banho. 
47. Brasileiros idolatram suas praias. Sentando numa canga (que não é uma toalha), mulheres sempre encaram o sol enquanto homens sempre observam as mulheres. É uma lei “não-escrita”. 
48. A moda do Brasil é sempre focada nas praias. De havaianas e cangas até os “tão amados” biquínis e óculos escuros. Por isso eles estão tão adiante do resto do mundo. Nos lugares mais frios, como Curitiba, a moda é mais focada nos anos oitenta, acredito. 
49. Pensando nisso, a praia é meio que um ponto central para os brasileiros. Toda previsão de tempo, especialmente em lugares como o Rio, a questão principal é “dá praia no fim de semana”? – Recebendo a notícia, os brasileiros ficam com caras felizes ou tristes. Se “dá praia”, os brasileiros vão para a praia e cumprimentam os outros desejando uma “boa praia” de uma forma muito amistosa. 
50. Casas brasileiras são construídas pensando no calor e nas festas de verão. Os brasileiros congelando de frio no inverno sulista são consolados pelo pensamento que o calor irá chegar logo. Enquanto isso eles se aquecem dormindo com quatro cobertores e três pijamas. 
51. Homens brasileiros sempre usam tênis. Sempre. De preferência da Nike. 
52. Tem uma maior quantidade de mulheres que andam pelo Brasil com roupa de ginástica que no resto do mundo. Tenho certeza que são ginastas de verdade... 
53. Nem todas as brasileiras são “extremamente gatas”. Algumas são só “gatas”.
54. Existe uma quantidade impressionante de silicone nos corpos dos brasileiros, em todos os lugares imagináveis. Somente alguns são sensuais. 
55. Brasileiros adorar tirar a camisa em caminhadas dominicais. Claro que os tênis continuam nos pés. 
56. Cariocas não pisam em barrancos/bueiros com medo que eles possam explodir. Só Deus sabe os motivos. 
57. Todo brasileiro questiona o funcionamento do país durante a Copa do Mundo. A frase “imagina na Copa” pode ser ouvida pelo menos duas vezes ao dia. Tenho certeza que eles conseguirão “sambar” através disso no final. 
58. Brasileiros não se estressam com os problemas. “Conformismo” é a palavra-chave e “faz parte” a frase-chave. Eles se sentam e esperam passivamente por dias melhores. Às vezes eles tocam uma Bossa que cai bem durante o sofrimento. Um exemplo clássico: brasileiros odeiam a operadora Tim, mas ninguém vai até lá tentar mudar alguma coisa. 
59. A renda brasileira pode variar como se fosse de Chade até a Suíça. O Coeficiente de Gini brasileiro teve uma queda drástica entre 98 (60,7) e 2012 (51,9), o Brasil ainda tem um longo caminho para alcançar a renda dos outros países do BRIC (Russia: 42, Índia: 36,8 e China: 48). 
60. Brasileiros contarão o quanto sofrem com altas taxas de impostos. E é verdade: eles vivem num dos países mais caros do planeta. Os impostos, além de altos, são obscuros e complicados de se entender. A carga de impostos é, em média, 36% do PIB, um número bem mais alto que dos outros países em desenvolvimento. Aparentemente, a eficácia do governo em coletar impostos é maior que qualquer esforço das pessoas de lutar por uma redução. 
61. O Brasil sofre com uma burocracia pior que a Alemanha. A única solução que têm é o “jeitinho”, uma forma de passar por cima disso. 
62. Por alguma razão o UFC, a loucura do MMA é um enorme sucesso no Brasil. Homens e mulheres se juntam, preparam um “churrasco” e assistem a pancadaria até as primeiras horas do dia seguinte. 
63. São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades mais caras para estrangeiros das Américas do Norte e do Sul. 
64. Conheci uma grande quantidade de brasileiros que trabalham com extrema eficácia e ainda estudam ao anoitecer e aos fins de semana. 
65. No Brasil você é um advogado ou um dentista. O primeiro é pra realizar a proposta 61 e o segundo para assegurar que o item 1 aconteça. 
66. Em todos os quesitos, como futebol, política e economia, o Brasil tem uma relação de amor e ódio com a Argentina. 
67. Se os brasileiros soubessem quanto o interior do país deles é bonito... 
68. Brasileiros amam Crocs. 
69. Todos os brasileiros parecem querer trabalhar no setor público. Alguns deles fazem provas para conseguirem os trabalhos, ganham um lugar na lista de espera e ficam esperando para sempre para conseguir um emprego na Petrobras. Não me surpreende, pois é um emprego estável e bem pago. 
70. Não importa onde você esteja. Seja na cidade ou perdido numa selva. Você sempre encontrará alguém que irá te multar ao estacionar. Sempre, em qualquer lugar, sem exceções. 
71. Brasileiros amam as músicas deles. Desde duplas esquisitas de cowboys cantores (sertanejo) até as maravilhosas melodias da Bossa Nova, MPB, funk selvagem brasileiro, pagode. Brasileiros sempre costumam construir o seu gosto musical a partir de sua situação social ou criação. Você pode confiar que os brasileiros vão cantar com o coração e se remexer com seus clássicos, de qualquer gênero. 
72. O Brasil possui inúmeras bandas covers. Eles estão se virando por conta da falta dessas bandas hipsters fazerem turnês no Brasil. Um amigo meu está fazendo grande sucesso tocando numa banda cover de Interpol. Sem mais. 
73. Todos os brasileiros parecem odiar o funk do Brasil, mas eles estão sempre rebolando como loucos nas festas. 
74. Brasileiros são bem flexíveis, eles tendem a mudar de emprego a cada seis meses. 
75. Brasileiros sempre irão te dar ótimas recomendações. Eles dirão: “você deve comer nesse restaurante, é o melhor da cidade”. Engraçado que na maioria dos casos, são lugares em que eles nunca estiveram antes, mas eles te convencem de tal forma que você deve mesmo ir nesses lugares. 
76. Se você é um estudante brasileiro, ou você vive com seus pais ou vive num quarto com mais quatro pessoas. 77. Todo brasileiro que não vive em Curitiba pensa que a cidade é um modelo perfeito de infraestrutura. Todo brasileiro que vive em Curitiba sofre com o sistema de transporte público decadente. 
78. Brasileiros não tiram os sapatos ao entrar na casa de outras pessoas. 
79. Brasileiros amam fogos de artifício! 
80. O Brasil pode ficar muito quente! 
81. O Brasil pode ficar muito frio! 
82. Brasileiros amam os “dias de”. Exemplo: “dia do skatista”, “dia da aeromoça”. 
83. Brasileiros geralmente reclamam do seu país, especialmente dos políticos. Mas eles nunca deixariam o seu país. Se saem, voltam no máximo em dois anos. 
84. Brasileiros, profissionalmente ou pessoalmente, usam os primeiros nomes para chamarem um ao outro. Sem contar que ao perguntar o sobrenome de um conhecido chamado Paulo, ele me disse: pode me chamar de Paulinho. Médicos e advogados são chamados de doutores se eles têm um PhD. 
85. Entender que as taxas estão sendo eficientes de acordo com a lei brasileira de impostos é um pesadelo. São complicadíssimas as taxas cobradas sobre as trocas entre diferentes estados. Que loucura! De qualquer forma, fazer comércio é algo extremamente caro, em comparação com outros países latino-americanos. “Dilma, por favor, deixe o espíritos dos animais gritarem!” 
86. Mesmo não sendo perfeito, o Brasil têm condições melhores em vários aspectos. Os únicos que não conseguem acreditar nisso são os próprios brasileiros. 
87. Brasil é um dos poucos países em que os fazendeiros com grandes ranchos são os caras com muito dinheiro. 
88. Contra todas as preocupações, comparado com os seus vizinhos, a democracia brasileira ocasionou uma estabilidade econômica e continuidade política. 
89. Se brasileiros querem ir para a piscina, eles utilizam uma das suas casas ou vão para um lugar chamado “clube”, em que você precisa ser um membro para frequentar. 
90. Brasileiros não usam vestes pretas em funerais. 
91. No Brasil você pode encontrar todo tipo de penteado (geralmente influenciados por cabelos de jogadores de futebol), todas as etnias e cores de pele. 
92. Brasileiros não possuem escadas rolantes. Você precisa se esforçar para subir em algum caminho. 
93. Brasileiros apreciam o serviço dos frentistas, pessoas que enchem o tanque do seu veículo. 
94. Brasileiros desrespeitam a faixa de pedestres.
95. Brasileiros comem abacate como fruta, e não como legume. 
96. Se brasileiros consomem muito num restaurantes, é comum eles pedirem a “saideira”, uma bebida grátis antes de irem embora do estabelecimento. 
97. Brasileiros são os mais rápidos ao saírem do cinema. Minha hipótese é de que eles somente entram no cinema para tentar ganhar uma corrida, de quem sai primeiro do cinema. 
98. Brasileiros possuem uma percepção interessante de sobrenomes. Eles se interessam por sobrenomes que, aparentemente, possuem algum valor especial para eles. Falando em nomes... Os brasileiros parecem não acreditar que meu nome é Manuel e o nome da minha irmã é Theresa. As autoridades brasileiras sempre querem saber o nome da minha mãe. O que minha mãe tem a ver com isso? 
99. Brasileiros ficam malucos se descobrem que uma banda internacional irá tocar em sua cidade. São americanos ou ingleses? Então eles devem ser ótimos! Vamos lá! 
100. Brasileiros não jogam papel-higiênico no vaso sanitário. 

Mais de 75000 meninos e meninas leram essa postagem.” 

Sinceramente, eu não faço ideia de como esse alemão descobriu todas essas coisas sobre os brasileiros, mas achei um texto bem engraçado e interessante. Algumas ponderações eu concordo, outras eu não vi muito sentido, outras eu acho que ele se equivocou (principalmente na parte em que ele fala da “divisão trabalhista”, acho que a maioria dos brasileiros “correm atrás da máquina” para sustentar suas famílias. Também discordo com veemência da parte em que ele diz que brasileiros não se estressam nos engarrafamentos), mas acho bem legal observar o que alguém de fora que vem morar no Brasil pensa, de forma sincera, sobre nós. Os pontos que ele levantou são verídicos e relevantes? Será que os estrangeiros nos veem com bons olhos?


Um comentário:

Saulo Vallory disse...

Muito bacana! Mas sugiro uma pequena correção: no item 92, o post original diz quer dizer:

"Brasileiros não tem regras para escadas rolantes. Você precisar lutar pra passar pelas pessoas"

Em outros países, quem quer aguardar a escada chegar ao topo fica à direita e quem quer andar para chegar mais rápido vai pela esquerda. Ou ao contrário, mas você entendeu a idéia.