segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sapiência humana

Comparações com girinos e espermatozoides e especulações sobre a origem da vida na Terra

Não se sabe o que exatamente nos trouxe até aqui. Um monte de teorias religiosas e científicas perambulam nossas mentes como os espermatozoides fazem na corrida pela perfuração do óvulo. Esta, aliás, é uma das verdades que ninguém questiona sobre a origem da vida. É nela que nos concentraremos. Valha-me Deus, não há maneira mais eficaz de abordar o tema do que essa, pois a Igreja Católica não encherá o saco como no caso das células tronco. Trata-se apenas dos objetos lançados no jato da vida.

Religiosamente falando, um Deus foi responsável pela criação, porém, os mais inteligentes humanos, isso é, cientistas, filósofos, escritores, traficantes e prostitutas, nenhum deles acredita nisso. Talvez porque alcançaram o auge da sabedoria humana, e se veem acima de um Deus criador. Também não vamos entrar nesse mérito.

É preciso manter o microscópio nos espermatozoides. Vistos pelas lente desse aparelho, eles parecem girinos, aqueles filhotes de sapos que se vê por aí. Isso! Espermatozoides são girinos microscópicos e agora mudou-se o foco das lentes para a origem dos sapos. Em uma grosseira analogia, os sapos e os humanos nascem parecidos. Mas, os girinos, é necessário frisar, são imensamente maiores e visíveis a olho nu. Nem quero imaginar o estrago que um girino faria se tentasse perfurar um óvulo humano.

Os girinos, entretanto, pouco têm a se gabar no que diz respeito ao seu desenvolvimento. Tornar-se-ão apenas sapos. Já o espermatozoide vencedor da anárquica corrida pela vida, depois de lançado no ensandecido jato do prazer sexual, esse pode um dia virar humano se for capaz de fecundar. Só os biólogos e os estudantes têm que ser lembrar que já foram espermatozoides e talvez percebam como fomos semelhantes aos girinos. Essa é origem da sapiência humana.

É hora de abordar (eu não disse abortar) as distinções entre o futuro das larvas dos homens e dos sapos. Ao passo que o humano tem uma enorme vantagem sobre os sapos, ele tem mais problemas, pois enquanto o anfíbio precisa apenas sobreviver, fazendo uso do seu instinto, o homem precisa sobreviver, fazendo uso da sua cabeça, a casa da razão, das emoções. A CPU do ser humano.

Não apenas pensamentos bons rodeiam a cabeça dos Adões e Evas da Terra. Há também pensamentos que perturbam moralmente a existência dessa raça que se diz filha de Deus. Somente os loucos não têm mais esse tipo de problema. Esses vivem a tranquilidade de não se preocupar. Eis outra vantagem do futuro dos girinos em relação ao infortúnio dos próximos dias dos espermatozoides.

Há grandes diferenças entre viver por meio do instinto do que usando a caixa comportadora de cérebro. Os animais nascem programados como os robôs. Mesmo as relações sexuais são meramente instintivas e ocorrem apenas entre os seus semelhantes. Cabra não dorme com vaca. Nem Sapo com rato, ou elefante com morcego. Como será o orgasmo dos sapos? O que eles acham das pererecas? Será que os sapos vivem a se questionar como os humanos?

Controlar uma cabeça é uma inenarrável aventura. Mantê-la em bom funcionamento por muitos anos deveria ser o maior desafio dos humanos, pois ela não está programada como no casos dos animais irracionais. Existe para cada humano uma centelha de preocupações relativas à saúde. Saúde financeira, Saúde amorosa, Saúde dos filhos, Saúde do trabalho. O mais importante é a saúde como dizem as vovós nos finais de ano. Elas sabem o que dizem.

Sapos, humanos, leões, cordeiros, enfim, todos os animais – digo animais no sentido nada lisonjeiro da palavra - que entraram na arca de Noé morrerão um dia. Os cientistas, filósofos, escritores, traficantes e as prostitutas também. Uns se vão mais cedo, e outros vão se demorar a quebrar como vasos denigridores da espécie que são.

E a semelhança, a sútil semelhança é que nem os girinos nem os espermatozoides sabem disso. Só o humano sabe e sabe que sabe. O problema, o intransponível problema, é que o humano quer esquecer que sabe e tem receio de que um dia alguém lhe revele a verdade, a dolorosa verdade: poderíamos ter a sorte de ser girinos, o destino nos fez indiferentes espermatozoides.

Epílogo

Nada como uma camisinha após a outra. Elas evitam que mais e mais espermatozoides avancem pelo interior das nossas meninas. Camisinha!? Porcaria, ultrapassei o campo da polêmica. A igreja católica me perseguirá. Ainda bem que epílogos são curtos. Venho mudando minha concepção a respeito deles.


Nenhum comentário: