quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Contin informa

Na Praia Brava...

Há pouco menos de um mês para o início do verão, é preocupante a situação em que se encontra o Norte da Ilha, região que recebe a maior parcela dos turistas durante a temporada em Florianópolis. Na Praia Brava, por exemplo, toda a extensão da avenida Tom Tragot Wild está comprometida com uma obra da Casan. Esta avenida corta a Brava de ponta a ponta. Em uma parte da via, buracos, poças d’água e placas da empreiteira deixam o trânsito em meia pista. Em outro trecho, as “crateras” já foram fechadas, mas o asfalto colocado no local está em desnível com o restante da pista, necessitando de correção urgente. Resta a dúvida se em um mês conseguirão terminar as obras no local ou os veranistas terão que conviver com máquinas, buracos e trânsito caótico.

... em Ponta das Canas...

Também no Norte da Ilha, próximo à Praia Brava, uma placa da Prefeitura de Florianópolis indica a previsão de obras de recuperação do asfalto por pelo menos três meses a partir de meados de outubro, no trecho que vai de Canasvieiras a Ponta das Canas. O detalhe é que, calculando três meses a partir de outubro, se chega à conclusão de que ao final de dezembro e pelo menos até o início de janeiro, a rodovia estará em obras. Nada contra as melhorias! Mas o procedimento poderia ter sido calculado para iniciar e encerrar fora do auge da temporada, que em Florianópolis tem pico na última semana de dezembro e na primeira de janeiro. Filas intermináveis antes e depois da praia devem constar na agenda de turistas e nativos que frequentam a região.

... e até na praia branca e dourada!

Na branca e dourada Jurerê Internacional, a situação não é distinta: quem faz o trajeto entre a SC 401 e o portal de Jurerê Internacional – especialmente nas imediações da base da Polícia Militar de Jurerê -, sofre com a – falta de – qualidade do piso. Partes do asfalto já esfarelado bastante desgastado voam sem dó nos carros que passam pelo local todos os dias. Resta saber o que a turma das Ferraris, Lamborghinis e Porsches achará da situação.

Pequeno Segredo

Foi lançado ontem à noite, num shopping da Grande Florianópolis, o sexto livro de Heloísa Schurmann, 'Pequeno Segredo'. Na narrativa, a matriarca da família brasileira que percorreu o mundo a bordo de um veleiro, conta sobre a alegria de ter convivido com Kat. A garotinha, que hoje teria 20 anos, se estivesse viva, foi adotada pela família em meados da década de 90 e morreu em 2006. Kat era portadora do vírus HIV e conseguiu, durante sua breve vida, conhecer alguns dos lugares mais interessantes do mundo na companhia da família que a adotou. Questionada sobre que conselho daria a Kat hoje, se a menina estivesse viva, Heloísa respondeu: "Sem dúvidas, diria a ela: minha filha, viaje, viaje o mundo, conheça o mundo, que é a melhor forma de aprender!" Heloísa também disse que uma das partes mais interessantes do livro está no capítulo que trata da visita da família à Ilha de Páscoa (Chile), onde a garotinha achava que encontraria muitos coelhos e ovos de Páscoa - o fim dessa história você encontra no livro.

PEN

Aos defensores de um Brasil mais sustentável, nasce uma opção ao já desbotado Partido Verde. Anselmo Döll (ex PR) e Fernando Ritter (ex PRP) são, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente do recém nascido PEN - Partido Ecológico Nacional - em Santa Catarina. A nova agremiação, que está em processo de estruturação no estado, tem como principais bandeiras a luta pela codificação da legislação ambiental, a definição de regras para a aplicação do Código Florestal em áreas urbanas e o fortalecimento dos conselhos municipais de meio ambiente. Ainda no rol de propostas, pretendem "se afastar do campo político para se aproximar do campo ecológico". No âmbito nacional, buscam a aproximação da ex-Ministra Marina Silva, maior expoente da luta pela preservação ecológica do País na atualidade.


Crédito das fotos: Leonardo Contin da Costa
Leonardo Contin da Costa

Nenhum comentário: