sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A busca pelo inexistente

As pessoas costumam sempre idealizar algo que elas necessitam. Muitas vezes, essas coisas estão fora do alcance, por serem tidas como perfeitas. A realidade não é e nunca será perfeita, o que acaba trazendo decepções infundadas por idealizações impossíveis. 

A busca pela perfeição é algo mais comum do que se imagina. As pessoas perfeccionistas querem atingir um padrão de vida inalcançável. A perfeição é algo criado pelas pessoas, mas que não condiz com a realidade da vida. Muitas pessoas buscam o que veem na televisão, que com seus comerciais elaborados, novelas que trazem realidades distintas e famosos com vidas luxuosas, acaba sendo uma grande culpada de plantar sonhos impossíveis na cabeça de meros mortais. 

Em vez de querer viver a própria vida, as pessoas acabam querendo ter a vida de outras pessoas. Ter um corpo perfeito, uma aparência física irreparável, casas e carros luxuosos. Nenhuma vida é perfeita, nem mesmo a de pessoas famosas e de prestígio social. A vida particular das pessoas é repleta de insatisfações e imperfeições, o que é perfeitamente natural. Somos feitos de carne e osso, temos dias bons e ruins. Sempre queremos mais e nunca nos satisfazemos por completo. 

O problema é quando as pessoas teimam em buscar uma vida que não é delas e que não é perfeita como elas pensam. A sociedade é feita de aparências. Muitos famosos, como James Dean e Marylin Monroe, eram tidos como exemplos de perfeição física, com vidas incríveis, talentos infinitos e com uma vida pessoal plena. Mas eles viveram vidas desregradas, morreram jovens e bonitos. É comum pré-julgar que eles eram seres ideais, mas eles eram apenas humanos, como eu e você. Eles também tinham incertezas, inseguranças, medos e sonhos não-realizados. 

As pessoas precisam parar de buscar viver um conto de fadas. A realidade é dura, por muitas vezes. Vamos todos receber algumas pancadas, mas a vida é assim. Temos que conviver com nossos demônios e buscar coisas alcançáveis. Não é preciso se conformar com o que tem, mas é mais saudável quando temos noção de que devemos buscar realizações dentro de nossa possibilidade. Não dá para nascer como uma outra pessoa, somos quem podemos ser. E essa é a vida que deveremos aproveitar. A busca por pensamentos e personalidade própria é necessária para que possamos ser os melhores dentro de nossa realidade. Que graça teria se a vida fosse perfeita, tudo certinho e cheio de alegria? A vida é feita de emoções e de surpresas, devemos nos deixar sermos surpreendidos, por coisas boas e ruins. C’est la vie.

Felipe Kowalski

Nenhum comentário: