terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tons frios aquecem o verão

Enfim podemos falar do verão. Estamos no início da primavera e, mesmo assim, as vitrines já estão coloridas com as propostas para a estação mais quente do ano. Tecidos, cores e acessórios são tantos que é difícil não encontrar um look que combine com sua personalidade.

A consultora de moda Daniela Florentino afirma que as tendências de moda mudam muito rápido e que as pessoas querem variar mais o estilo. O verão é sinônimo de calor, amigos, sorvete, passeios de bicicleta, praia e piscina e celebrações de final e início de ano. Na hora de se vestir, não há dúvidas de que bom mesmo é o conforto de roupas levinhas e coloridas. Dani Florentino fala que para o verão vem muita cor flúor, limão e pink. Assim, tanto em roupas e acessórios quanto nos esmaltes.

No Brasil a tendência, desta vez, não é baseada nos países europeus. Diferente de coleções passadas, a moda inspira-se na miscigenação de brancos, negros e índios para a produção das confecções que já começam a circular por aí, coloridas e com referências à Região Norte e às origens africanas brasileiras.

Junior Ventura, gerente de loja de roupas em Florianópolis, diz que o que não pode faltar no guarda-roupa deste verão é as cores, azul piscina, amarelo, laranja, magenta e o verde água. Para as meninas, Ventura diz que o essencial é usar tops; e para os homens, tecidos leves e coloridos. As bermudas masculinas aparecerão coloridas e estampadas. Essas cores indicadas por Ventura, que são os tons de neon e as colors candys – nome americanizado que em português significa cores de doce –, adicionando a cor branca e os tons pastel podem ser usadas por qualquer tom de pele. Nas estampas tudo pode: proporções diferentes como grandes flores nos shorts e listras no top. Cintura alta e macacões também estarão em evidência.

Para compor o visual, as técnicas artesanais e o uso de materiais rústicos como madeira, cortiças e estampas animais compõem o estilo étnico dos acessórios. “Vem aí mais colares enormes, os chamados maxi-colares”, adianta a consultora Dani Florentino.

Estampa e Rendas
A técnica de tingimento própria dos anos 70, a tye dye foi febre no inverno e segue no verão. Basta escolher as tonalidades e ir às compras, ou para quem tem coragem, que tal, tingir em casa mesmo?

Não é de hoje que rendas, transparências, bordados, conjuntinhos, a seda e as franjas estão em alta. As camisas transparentes em mangas curtas, a moda country aparece no couro em tons leves como o verde água e o laranja pêssego. Para os mais tradicionais que amam o básico, vale ressaltar que o couro preto segue na moda do verão.

Ressurge de velhos tempos, as saias curtas na frente e longas atrás, chamadas agora de Mulltes. Apesar de charmosas, deve-se ter um cuidado especial com elas. Gloria Kalil, fala sobre as Mulltes no seu site: “Essas, que são muito curtas na frente, cortadas como se fossem janelas quadradas sobre um rabo reto e longo, são de matar de feias e sem proporção.”. Kalil ainda afirma que, a saia é duvidosa, e diz ser uma infeliz tendência: “Não é moda, mas um modismo, que saiu dos vestidos de festa - onde ficam bem - para chegar às ruas em uma proporção esquisita e sem graça que ressalta justamente os joelhos, uma das piores partes do corpo”. Muito cuidado na hora de escolher alguma já que o importante é a proporção, pois esse estilo pode ser um forte aliado das meninas com bumbum um pouco mais avantajado, medida típica das brasileiras.

Sapatos Rock`n Roll
O uso de spikes, as tachinhas com as pontas finas nos acessórios, dão um toque rock’n roll aos sapatos e garantem um certo ar rebelde para quem aderir à meiguice dos tons pasteis deste verão.

Independente se com ou sem spikes, os slippers ou loafers se mantém forte tendência desde o verão passado, similares aos mocassins e as alpargatas. Sandálias, cintos e bolsas bicolores são outra tendência forte.

Sucesso nos anos 80, os Cap toes ou sapatos com ponteira são o revival da vez para quem não quer ficar somente no conforto dos sleepers. Interessante é que o contraste de cores vibrantes, presente desde 2011, saiu das roupas e foi para os sapatos e sandálias de salto meio pata, nas anabelas e até em rasteirinhas.

Bruna Moraes

Nenhum comentário: