quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Chico Anysio, Bruno Motta e Apresentação dos Improváveis em Floripa

O humor no Brasil vem crescendo rapidamente e um dos responsáveis, Chico Anysio, morreu no início de 2012, em 23 de março, aos 80 anos após graves problemas de saúde. Ele criou mais de 200 personagens que caíram na boca do povo, dentre eles Dona Salomé, a gaúcha de Passo Fundo (RS) que ligava para conversar com o atual presidente, e também o inesquecível personagem professor Raimundo, que retratava professores com estudos avançados e má remuneração, trazendo consigo um bordão repetido até hoje, onde após ouvir alguma bobagem de aluno unia com leve espaço o dedo polegar e indicador e dizia: “E o salário, ó!”

Chico, contudo, deixou muitos seguidores e entre eles um que tem obtido cada vez mais sucesso, este é Bruno Motta que vem crescendo muito na área do Stand Up Comedy, a chamada comédia em pé sem piadas do estilo clássico e sim com fatos do cotidiano em textos escritos pelo próprio humorista. No entanto, tenho certeza que ele conhece muitas piadas, pois desde 2003 é o Recordista Mundial do Humor do Guinness Book por ter feito o maior show do mundo, que teve duração de 38 horas e 12 minutos e onde o humorista contou 2.131 piadas sem parar. Além disso, Bruno Motta tem obtido sucesso também na internet, com mais de 13 mil curtidas em sua página no Facebook, mais de 78 mil inscritos em seu canal no youtube e ainda mais de 25 milhões de visualizações nos vídeos. Bruno Motta participou de projetos como o Clube da Comédia Stand Up e o Comédia ao Vivo, é também um dos criadores do Improriso, onde quatro comediantes se apresentam em cenas de humor, música e improviso.

Na mesma linha, temos o grupo criado pela Cia. Barbixas de Humor, grupo humorístico formado por Daniel Nascimento, Anderson Bizzocchi e Elidio Sanna, o espetáculo Improvável cujo qual Bruno Motta ocasionalmente também faz parte. Inspirados no espetáculo “Whose Line is It Anyway?” a apresentação do show começa com um mestre de cerimônias que prepara a plateia e explica como eles participam do espetáculo, pois é o público quem dá sugestões e influenciam nos jogos que ocorrem 100% no improviso, além dos três membros da companhia, eles contam com dois convidados para apresentação e um convidado musical, geralmente Daniel Tauszig que lida com sons para cena, músicas e afins. Entre os vários jogos que o Improvável apresenta, existe o Só Perguntas onde os diálogos só podem ser feitos como o nome do jogo diz. Há também o Troca, quando o mestre de cerimônia tocar a campainha, o jogador deve mudar sua última fala. E dentre outros jogos um dos que eu mais gosto é o Fado Improvável, onde eles cantam músicas em português de Portugal com direito a bigode e chapéu. No canal dos Barbixas, e dos Improváveis  no Youtube, o grupo soma mais de 313.603.955 visualizações dos vídeos e 534.896 inscritos nos seus canais do Youtube.

Há vários outros comediantes que poderiam ser citados aqui, todavia, ficarão para uma próxima. Mas antes de concluir este texto, aviso ou lembro-lhes que no próximo final de semana, nos dias 14, 15 e 16 de Setembro no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis, haverá duas exibições em cada dia do espetáculo "Improvável, um espetáculo provavelmente bom", que os aconselho a tentar aproveitar a oportunidade para esquecer um pouco os problemas e rir de um humor inteligente.
 
Leonardo Santos

Um comentário:

Albertina Silva disse...

Pelo vídeo que assisti com você, eles parecem mesmo "Improváveis" bom humor, criatividade, interatividade, senso critico, politico e muito mais... Acho incrível o que eles conseguem fazer... Abraço!