quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Nunca fui santa

Nunca Fui Santa e sou apaixonado por mulheres - não é discordância de gênero - nunca vi alguém com Madonna, mas me disseram que existe. Durante a pesquisa também me falaram de Amoré Mio, que seria rosa, um ícone em se tratando de beleza. Não o encontrei. Entre idas e vindas também me apresentaram os sete pecados capitais. A inspiração da marca para criar a coleção veio sem conotação negativa, partiu daqueles mesmos determinados por alguém e que são bastante triviais: ira, gula, inveja, orgulho, avareza, luxúria e preguiça. No objeto da pesquisa, entretanto, eles estão acompanhados de uma figura de linguagem fantástica. Não é o pleonasmo, nem metáfora, ironia, catacrese, hipérbole. Qual é mesmo a figura? Lembra feminismo.

O leitor, se interessado, pode fazer o favor de jogar no Google a seguinte pesquisa: figura de linguagem que serve para suavizar ideias, cuja grafia lembra feminismo. Isto! Salve o Google. Eufemismo. A figura de linguagem que suaviza ideias. Boa aplicação o recurso linguístico teve para os pecados capitais. Chama a atenção, citemos alguns, três, para ser matemático: Doce Orgulho, Santa Gula e Preguicinha. Então o marketing será válido: a ideia foi da Colorama! Ou Risqué? Não sei exatamente. Logo, cabe o marketing às duas marcas mais comuns no Brasil. Ao menos no meu entendimento.

Curiosidade à parte, gostaria de entender a brilhante cabeça de quem pensa os nomes dos esmaltes. Quem pensou em Nunca Fui Santa? Quem quis chamar o impactante Rasteirinha dessa forma? São mentes fantásticas. Provavelmente, as mesmas que elaboraram uma reunião para inventar a vilã acetona. Vilã é uma pinoia! Ela serve única e exclusivamente como estímulo ao comércio e às vendas. Sim! A acetona tira das mãos das mulheres de belos corpos a tintura gasta e permite que uma nova dosagem embeleze novamente as unhas dos dedos das mãos das belas mulheres de corpos estonteantes. Rubem Fonseca está de acordo na página 106 do livro Agosto da editora Companhia da Letras "Cida retirou com acetona o esmalte das unhas das mãos de Salete e pintou todas as unhas, dos pés e das mãos, com um esmalte exatamente da mesma cor, vermelho vivo".

Cigarrete, Cintura-baixa, Rebú, Ti-ti-ti, Samba Juliana, 5ª avenida, Paris e seguem as maravilhas. Por que não Chama? Por que não uma pintura Francezinha? Já experimentou 40 Graus? O brilho dos cintilantes? Tudo por um motivo somente: o embelezamento das unhas dos dedos de belas mãos das mulheres de corpos estonteantes. Há quem diga que o esmalte seja sinônimo de humor. A cor preta deflagra que nós homens não devemos nos aproximar delas. Agora entendo.

A arquitetônica forma como as mulheres cuidam de suas unhas, o motivo porquê choram quando ela se parte são dignos do nosso entendimento. É mais do que a dor, é uma perda. Tudo bem que é reparável, mas leva algum tempo, principalmente se a arquiteta não usa a esencialíssima, inenusável – essa palavra não existe, mas faz referência a algo que não pode ser inútil - Pasmem! Sempre tem alguma putrefação nos meus pensamentos – base! Ela não pode estar fora do estojo de esmaltes. E geralmente é ela quem inicia a esmaltação. Vejam que universo, o processo tem designação própria, esmaltação. O minidicionário Houaiss da editora Objetiva não esclarece que esmaltação é uma arte. Deveria. O programa Word me parece tão desinformado quanto o dicionário, colocando as linhas curvas vermelhas abaixo da palavra como se estivesse errada. Paciência! Linguagem é fixação. Esmaltação, esmaltação, esmaltação.

Encaminhemo-nos aos por fins. O momento em que você suspira, olha para as suas unhas e admira a sua obra ou a arte que a sua manicure produziu. Aproveitando o ensejo, um grande beijo às manicures, seu trabalho é magnífico. Ou, olha para as unhas e toma a iniciativa de fazê-las. Isso porque você não é mais uma entre as outras. Porque você é bela. Sugestão para hoje: Tapete Vermelho. Porque é sobre eles que você pisará com suas belas unhas, nas suas ricas mãos, de seu belo corpo, maravilhosa mulher.

Nícolas David

Nenhum comentário: