quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Horário Político!

Começou ontem o pesadelo de muitos: a propaganda partidária eleitoral obrigatória, o desfile dos mais variados políticos, partidos e coligações. Apesar de nestas eleições termos que escolher apenas Vereador e Prefeito, este sufrágio é tão importante quanto ao que elege deputados, senadores e presidente. Duas vezes por dia, durante 30 minutos, até o início de outubro, a programação da TV aberta e as rádios inserem em sua grade a propaganda política, a fim de mostrar as propostas dos candidatos e que eles possam pedir o voto ao eleitor. Regra geral, iniciado o horário político, rapidamente as pessoas desligam suas TVs e Rádios. Ótimo, não assistem ou ouvem e depois vão reclamar que só tem ladrão no ramo. Acontece que é necessário conhecer os políticos, ver as propostas para poder cobrar depois, não que seja obrigatório ver o horário político todo dia que for ao ar, mas ao menos uma vez, talvez duas. 

Antes que vocês comecem a pensar, não, eu não sou um grande fã da política, mas quando estava pensando sobre o que escrever para essa minha chegada ao Estopim, ouvi sobre o início do horário eleitoral, então decidi escrever sobre isso. Voltando ao foco, se não quiserem assistir ao horário político, responsabilizem-se por conhecer os políticos do seu município. Afinal, reclamamos bastante deles, que só tem ladrão e que o povo precisa aprender a votar. Primeiramente assistam e prestem atenção nas propostas. 

Desgosta de política? Faça isso pelos seus vizinhos, amigos, coloque políticos que você julga que farão um bom trabalho. Odeia política? Tudo bem, não estou querendo incentivar ninguém a gostar, também não sou um fã, para isso temos as opções branco e nulo, mas lembre-se que mesmo que todo o povo brasileiro anule seu voto, ou vote branco, o político que votar em si mesmo, se elege da mesma forma. Mas vamos parar um pouco com nosso egoísmo e fazer uma rápida viagem no tempo. 1964: Regime Militar que é elogiado e vangloriado por alguns e crucificado e criticado por muitos outros, porém ao custo de muitas vidas e, 21 anos depois, o povo venceu e conseguiu o direito de eleger os seus representantes, na nossa bela “Democracia” onde você é obrigado a votar, ou tem o CPF bloqueado. Costumo me referir a nossos tempos atuais como “Ditadura Democrática”, mas se eu permanecer por aqui, escreverei mais sobre futuramente. Por enfim, o horário Político, assistam ou pesquisem sobre os canditados por conta própria, mas conheçam esses antes de tomar a decisão final.

Textos sobre política não serão comuns sob minha autoria, este foi um acaso. Agradeço a oportunidade de me unir a estes amigos do Estopim e vamos ver no que vai dar, com o tempo vocês me conhecerão.

Leonardo Santos.

4 comentários:

Osmar Dilama disse...

No lugar do horário eleitoral gratuito, a maioria dos telespectadores preferem assistir novela, filme, ou futebol. Para fazer valer os nossos direitos, vamos fazer uma greve de TV.
www.osmardilama.com.br

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Acho que o horário eleitoral é um circo de horrores. Em geral cada candidato tem pouquissimo tempo para falar de suas propostas. Costumo rir amargamente durante esse horário. neste ano ainda não assisti, mas sempre assisto, para ao menos ter uma ideia de quem está se candidatando e o que está prometendo.

Também não sou fã de política, porque o que mais temos é politicagem e não política, politicagem colocando seus interesses pessoais acima de tudo. Mas já andei pensando também sobre quem votar e pesquisando o candidato.

Concordo que vivemos numa "ditadura democrática", é um grande absurdo ter que ir votar por obrigação, mas se vocÊ for ver isso vem sendo construído ao longo dos anos. Tem até uma tirinha rolando pelo facebook fazendo piada da má vontade de melhorar a educação no país, não acho que seja uma tarefa simples, mas há muitos que lutam para garantir uma educação de qualidade e formar críticos, não apenas papagaios repetidores de ideias e eu admiro essas pessoas, espero fazer na Psicologia um pouco do que muitos professores da escola pública tentam fazer: "nadar contra a corrente".

Pedro disse...

Horário Político ta um caos, tem vereador demais e eles tem pouco tempo, não conseguem aprofundar suas ideias, mal têm tempo de falarem seu nome/partido/número. Sem contar que o horário político é de Florianópolis, pois eu moro em São José, nem adianta assistir, terei de fazer minha pesquisa por conta própria.