sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A popularização do Bullying

Uma reflexão sobre a existência do termo, hoje um menino popular entre os brasileiros

Não faz muito tempo que o termo bullying se popularizou e que a maioria das pessoas souberam o que ele significa. Primeiramente vamos entender a palavra em si. Bullying é proveniente da expressão bully, que quer dizer "valentão" em inglês. O "ing" no final da sentença é o gerúndio (por exemplo, "do" em inglês é "fazer", "doing" é "fazendo") . Ou seja, bullying significa o ato que o valentão realiza contra suas vítimas. Essas ações consistem em causar dor física e/ou psicológica de forma repetitiva, angustiante e humilhante, geralmente diante dos outros, pois o valentão procura se sentir superior diante das pessoas que ele considera mais "fracas" através de meios violentos e depreciativos.

Esse termo já era bastante utilizado em outros países (sendo o principal os Estados Unidos), mas no Brasil, essa expressão demorou para ser popularizada, mas quando ela apareceu, não saiu mais do vocabulário dos brasileiros. Leis e campanhas contra o bullying surgiram aos montes nos últimos anos. Mas por que demorou tanto para essa questão aparecer no Brasil sendo que o bullying sempre aconteceu, principalmente nas escolas?

Na minha época de escola, já haviam os valentões, que eram populares e tinham vários apoios de colegas para as suas praticas maldosas. Eu já sofri, e muita gente passou por isso também. São marcas humilhantes e traumas que ficam para o resto da vida. E não haviam incentivos para denunciar, comprometimento de autoridades nos colégios, leis contra esse tipo de violência. Eu já sofri inclusive por parte de um professor. E eu não contei pra ninguém, pois eu era uma criança e não sabia o que estava acontecendo. E eu, assim como muita gente, nem fazia ideia da existência do termo bullying nessa época.

O bullying é, e sempre foi, uma questão muito grave que deve ser tratada com todo o cuidado. No Brasil, juntamente com essa ascensão das campanhas contra a prática do bullying, surgiram milhares de denúncias e, nem todas, são realmente sérias. Tudo bem que quem deve designar a seriedade da situação é quem se sente agredido, mas muita gente acaba tratando como bullying situações cotidianas, como um esbarrão acidental no meio da rua, um apelido inofensivo que um amigo deu num dia como forma de brincadeira, um xingamento qualquer num momento de irritação. É preciso lembrar que o bullying é um ato feito para humilhar e rebaixar uma pessoa numa relação desigual de poder, deixando a vítima numa situação embaraçosa. Machucada por dores físicas e/ou principalmente com cicatrizes mentais e psicológicas. Portanto, nem tudo deve ser banalizado e caracterizado como bullying, é preciso ter atenção e saber diferenciar uma situação banal que pode ser resolvida com algo repetitivo e depreciativo.

As marcas causadas pelo "verdadeiro" bullying podem ser devastadoras na mente de uma pessoa que sentiu na pele a dor e a tortura das vítimas. Muitos assassinos, psicopatas e assassinos em série sofreram bullying (não que esse seja o único e predominante fator para os seus crimes), como Jeffrey Dahmer e os atiradores de Columbine. O bullying também pode agravar vários transtornos psicológicos, como depressão, ansiedade, fobia social e tendências suicidas. Essa questão já levou vários jovens a cometerem ações extremas, como isolamento social, autoflagelo e suicídio.

Dois filmes que retratam bem o bullying na sua forma mais grave e visceral são: bully, de 2001, e bang bang! você morreu, de 2002. Os dois são inspirados em casos reais.

O primeiro retrata um assassinato de um valentão que maltratava, estuprava, humilhava e agredia seus "amigos", que resolvem se vingar e armam uma emboscada. Todos foram presos (alguns sentenciados a prisão perpétua). A sensação de tortura e a angústia dos atores é bastante intensa.

O segundo mostra uma escola em que o bullying é algo corriqueiro e os valentões (a maioria jogadores populares do time de futebol) se aproveitam para perseguir estudantes como o protagonista, que é tratado como um terrorista por conta de um atentado anterior. Um professor de teatro surge como a salvação com uma peça chamada "bang bang! você morreu", sobre como o bullying e maus tratos podem mexer com a cabeça de um jovem. Mas a peça não é bem aceita na escola a princípio por conta do título violento.Esse filme é essencial para quem quer entender a gravidade dessas agressões causadas pelo bullying.

Portanto, o bullying sempre existiu em todos os lugares do mundo, mas demorou muito para surgirem medidas protetivas para as vítimas e punições mais severas para os praticantes dessa atitude hedionda no Brasil. Espero que as pessoas pensem duas vezes antes de perseguir e fazer o mal para os outros, pois as consequências podem ser irreparáveis.

Felipe Kowalski

Nenhum comentário: