domingo, 24 de junho de 2012

Sopa de Cachorro? Confere isso, produção?

Costume. Cultura. Nós temos uma, eles outras, mas nada que não possa ser resolvido com uma boa conversa, certo? Nem tanto assim. Hoje o assunto é as pequenas bizarrices peculiaridades de cada país.

Você está na Europa e resolve parar em um restaurante para comer com tranquilidade, até aí tudo bem. No entanto, sua mesa é invadida por três estranhos, que mal pedem licença para sentar. Aqui no Brasil isso seria - no mínimo - muito estranho, mas no continente amigo isso é extremamente comum.

Há controvérsias, amigos. Na Itália, por exemplo, palitar os dentes significa que a refeição foi bem apreciada. Mas fique atento! Se fizer isso na França será considerado extrema grosseria. Falando no que poderia ser indelicado, arrotar parece terrível, não é? Na Arábia Saudita cometer pequenas eructações é sinal de boa educação e satisfação. Já na Irlanda o negócio é ficar bêbado – brincadeiras à parte -, porque para o costume local recusar uma bebida é deveras rude.

No Oriente Médio é tradição, antes de qualquer reunião de negócios, tomarem chá de menta ou café. E atenção, nunca use a mão esquerda para comer ou cumprimentá-los! Já as mulheres devem tampar a maioria do corpo e não podem dirigir automóveis. Os homens nunca devem cruzar as pernas e mostrar a sola do sapato, pois quer dizer um insulto a seu anfitrião, já que é a parte mais baixa do corpo e assim, considerada a mais suja.

Nos países muçulmanos a coisa é um pouco mais séria e rigorosa, tendo a mulher como principal personagem censurado. Além de cobrirem o corpo, só podem sair às ruas acompanhadas do pai, irmão, marido ou de outra mulher. Fazem as refeições separadas e não podem sentar ao lado de homens em transportes públicos. Por isso, rapazes, mantenham distância e nunca as encarem!

Na Ásia alguns quesitos, que para nós são banais, para eles são imperdoáveis. Na Coréia do Sul, por exemplo, é muito grosseiro conversar com as mãos nos bolsos ou para trás. Já no Japão presentear uma pessoa com um singelo relógio significa que você deseja a morte dela! Isso parece trágico! Outro fator curioso a respeito deste último país é que a primeira pergunta que um japonês faz a um estrangeiro é: “Qual o seu signo?” Lembrando que para eles é válido o horóscopo chinês, não se você é “touro ou gêmeos”. O mais engraçado é que o questionamento é uma forma discreta de saber a sua idade, pois o horóscopo se repete a cada 12 anos. Já no Camboja, o limite de velocidade dos carros é 40 Km/h! Acredito que esse é um lugar que o Felipe Massa não vai querer visitar.

Na seleção de pratos exóticos a coisa está feia! Na Finlândia uma culinária apreciada é a rena ensopada! Já em Taiwan e Hong Kong, o negócio é comer como prato principal cobras fritas! Na Tailândia abelhas não são somente para fazer mel, são comestíveis! Acredite se quiser: larvas, abelhas e grilos são aperitivos neste país! E para fechar estes exóticos até demais pratos, temos a campeã Coréia do Sul: sopa de cachorro é considera energética! Que o Cão Terapia de Florianópolis não me ouça!

Bom, de uma forma brincalhona o texto quis mostrar um pouco das curiosidades de outros lugares. Isso não quer dizer que estejamos certos ou errados, pois cultura é algo que não se discute, apenas se respeita.

Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: