sábado, 9 de junho de 2012

As datas mais bizarras do ano


Já que estamos em meio a um feriado, por que não falar sobre datas comemorativas? Se você soubesse a quantidade de dias estranhos que existem ficaria impressionado.

Se já não bastasse vinte e quatro horas especiais para os pais, para as mães, para as crianças, para os finados (sinceramente não deveria ter um dia para isso), e assim por diante, as pessoas incrivelmente criativas resolveram inventar vários (inúteis) dias durante o ano.

Vamos começar por janeiro. Bom, primeiro você deve ser muito grato. Sim, grato! No dia 6 é comemorado o Dia da Gratidão. Segundo historiadores, as manifestações surgiram no século XVII com um rigoroso inverno que estragou toda uma plantação. Os agricultores rezaram para que as colheitas fossem boas e suas preces foram atendidas. Além disso, discursos religiosos cristãos agradecem, neste dia, por toda a bondade divina, já que entendem que Deus é soberano. Portanto, no dia seis é hora da gratidão! Já no dia 15, você fica com o incógnito Dia dos Adultos. Seria ótimo se fosse feriado, não é mesmo? Só as crianças estariam nas ruas, mas os adultos, por serem o que são, têm um dia especial. Dá para acreditar? Também não se esqueça: se estiver com saudade, o dia 30 é “o dia”. Aquele momento em que você precisa comemorar o seu saudosismo. Só mesmo com uma música de Caetano Veloso e um bom café para curtir esse dia “especial”, você não concorda?

Já no mês de fevereiro a coisa é mais tranquila. Começamos com dia 5: Dia do Datiloscopista. Não sabe o que é isso? É basicamente uma profissão onde você identifica impressões digitais. Acho que esse dia é meio exclusivo, não? Mas não se preocupe, próximo a ele está o Dia Mundial do Enfermo, 11 de fevereiro. Acredite se quiser, meu amigo! É um dia realmente importante e que se deve comemorar, não esqueçam! Ficou doente em fevereiro, peça um feriado particular.

Março é um mês relativamente mais sensato. Apesar de dia 10 ser comemorado o Dia do Sogro e o do Telefone, você não tem do que reclamar. Já no dia 15 de Abril é a hora de cantar, gritar e soltar a voz. Sim, creia: é o dia da voz. Mas não desanime, que no dia 28, depois de agradar ao sogro com presentes caros, é a hora de agradar a sogra. Boa sorte!

Dia 15 de Abril é o momento em que você não pode deixar de conservar o solo. É, isso mesmo: Conservação do Solo. Porque diabos alguém comemora isso não me pergunte. Se o negócio estiver ruim, no dia 21 você prepara toda a sua latinidade para agradar as mulheres. Acredite: O dia da Latinididade existe. Já em 24 de maio é uma das maiores sandices que eu já vi: o Dia do Detento! Que é isso? Eles realmente tem algo para comemorar? Se você não gosta, melhor ficar em silêncio. O dia ideal para isso é: 7 de maio. Não me perguntem, não faço ideia para o que serve.

Realmente espero que você não tenha nascido no dia 21 de junho, já que mentes criativas não deixaram de inventar algo: o Dia Nacional do Luto. Não é um bom momento para festas, né? Mas não se exalte tanto, coma algo: O Dia do Carreteiro (25 de Julho)! Uma barriga cheia é uma alma feliz. Não fique injuriado com as injustiças de dias assim, porque você terá um especial só para reclamar disto: O Dia da Injustiça (23 de Agosto). Aproveite para comemorar reclamando!

Chegamos em agosto. Bom, você que está pensando como os Dias dos Namorados que está vindo é agradável, sinto-lhe informar, amigo: existe o Dia dos Solteiros (15 de Agosto)! É, sim! Eles não ficam por menos, não é? Prefiro nem imaginar como eles comemoram isto. Independente de sua festa, não atrapalhe o vizinho, ele pode querer se vingar depois. Sabem por quê? Ele também tem um dia, pessoal! Se for chato ou legal, é no dia 20 de agosto que ele mostrará isto.

Setembro é um mês meio antigo. Talvez um ancião? É, também nasceu milagrosamente um dia assim: O Dia do Ancião (27 de Setembro). Quem diabos comemora isso, não sei. A esquisitice não termina aqui: o dia dos Símbolos Nacionais (18 de Setembro), sim, existe também.

Em Outubro a coisa é fofa: O Dia da Ave (5 de Outubro). O que será que elas fazem para comemorar? É difícil dizer. Mas seja honesto: o Dia da Honestidade (10 de Outubro) é o momento perfeito para você sair de um 1º de Abril, correto? Não seja incorrigível, porque para isto existe um maldito dia também: 4 de Outubro!

Em Novembro a coisa é mais criativa: Dia da Criatividade (17 de Novembro). Haja motivação e imaginação para criar tantos dias bizarros, não é? O Dia do Manequim (9 de Novembro) parece em sublimes formas, heim? Mas não se desespere, grude-se na família quando chegar o dia 8 de dezembro. Este dia deveria ser em todo momento, não? Não comece com as lembranças, o dia ainda não chegou! É, 26 de Dezembro e seus dias de lembranças.

De maneira, nada resumida, trouxe para vocês de uma forma bem descontraída uma porção de dias, para lá de bizarros, que existem por aí. Alguns existem motivos para as datas, mas a maioria é difícil descobrir de onde saíram. Portanto, só cabe a nossa imaginação entender: por que diabos existe um dia para o Ancião?


Rafaela Bernardino

Um comentário:

Felipe Kowalski disse...

Eu nasci no dia da gratidão. É um sinal?