quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ano eleitoral é sempre igual!

Ano eleitoral, momento oportuno para o alcaide mostrar serviço e tentar eleger seu sucessor. Em Florianópolis, a regra parece não ser diferente. No centro da cidade, região por onde a maior parte da população passa todos os dias, há alguns meses os munícipes sofrem com obras que se prolongam sem um desfecho. De trabalhos de drenagem, recolocação do asfalto e simples intervenções tapa buracos, chama a atenção à população alguns pontos incompreensíveis.

O primeiro deles, na Avenida Othon Gama D’Eça, via que faz a ponte entre grande parte do fluxo proveniente do norte da ilha e do continente com o miolo central da cidade: chama a atenção a pequena quantidade de trabalhadores no local, levando em conta a importância da rua para evitar filas e congestionamentos na região. Durante o dia, quem passa por ali visualiza meia dúzia de funcionários trabalhando sem nenhuma pressa, quando a ordem deveria ser acelerar a obra para diminuir o impacto ao máximo. Denúncias de moradores da região, usuários da referida rua e de comerciantes locais são vistas todos os dias nos principais jornais desde o início das obras, há cerca de um mês.

Outro ponto que também intriga é o fato de que uma avenida que estava em perfeito estado de conservação, como a Rio Branco, tenha passado por recapeamento asfáltico. Não havia nenhum grande buraco ou desgaste, especialmente no trecho entre o hotel Ibis e o supermercado Angeloni, que justifiquem a obra. Parece ter sido escolhida aleatoriamente. A reforma em si não deve ser condenada. Deve, sim, ser condenada, a falta de prioridade da Prefeitura, eis que outras vias de igual ou maior importância, sofrem com crateras e desgaste demasiado da cobertura asfáltica. Uma delas, a Ivo Silveira (talvez a avenida mais importante da região continental), alternativa para quem vem de São José à Ilha de Santa Catarina e tenta fugir do tráfego intenso da Via Expressa: buracos, crateras e desníveis na pista se multiplicam a cada dia sem atenção ou cuidado por parte da Prefeitura.

A orientação do comando municipal parece ser claro neste ano (e assim também foi em outros anos de eleições): obras apenas nos locais de grande visibilidade (ainda que as reformas não sejam de grande necessidade), para dar à população a sensação de que o dinheiro dos impostos está sendo bem investido e de que a atual administração está trabalhando muito.

Crédito da foto 01: Leonardo Contin da Costa
Leonardo Contin da Costa

Nenhum comentário: