quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tradição junina: Festa de Santo Antônio inicia hoje em Florianópolis

Uma das coisas que mais sinto saudades da época da infância é das festas de igreja de bairro, aquelas festas em que o povo organizava barraquinhas nas ruas, o povo se encontrava para bater papo, rezar e comer guloseimas que até hoje dão água na boca – de algodão doce à pinhão, tudo era irresistível. Mas minha barraca preferida sempre foi a da pescaria – muito embora, apesar de ser manezinho da ilha, eu nunca tenha pescado um peixe de verdade -, onde a gente ganhava uns brindes sem qualquer valor comercial, mas só o fato de ter conquistado aquela pequena lembrança com a própria capacidade, me deixava orgulhoso e extremamente feliz.

Muitas destas festas já não existem mais. Os bairros cresceram, os devotos e fiéis passaram a ter outras ocupações, o tempo para organizar este tipo de evento ficou escasso e até mesmo o poder público já não permite, como outrora, fechar partes de ruas para organizar um evento religioso – uma pena, nessas festas os vizinhos se encontravam, as pessoas faziam amizade e não vivíamos a frieza de não conhecer a pessoa que mora na casa ao lado da nossa.

A boa notícia é que algumas destas festas ainda resistem ao tempo. Na semana passada e nesta semana, pipocaram em vários bairros da Grande Florianópolis as Festas do Divino Espírito Santo, tradição portuguesa trazida pelos açorianos à nossa região e mantida há pelo menos sete séculos.

Outra destas festas de bairro que resiste ao tempo é a Trezena de Santo Antônio, que há algumas décadas se repete na igreja* que leva o nome do santo católico considerado o mais popular do mundo: Santo Antônio tem fama de casamenteiro e de ajudar a encontrar objetos perdidos.

São quatorze dias de festa (de 31/05 até 13/06), que iniciam com a missa, às 19h, momento em que são meditadas algumas passagens da vida do santo. Após as celebrações, as pessoas se dirigem para o salão ao lado da igreja, onde estão montadas barracas com venda de quentão, pinhão, pipoca, paçoca, maçã-do-amor, entre outros doces e salgados da tradição junina. Em dias alternados, haverá risoto, galeto, sopas, churrasco, feijoada, entrevero, além de kibe e kafta produzidos pela família Amin.

Ah, sim, não poderia deixar de citar! Tragam suas crianças (sejam elas pequenas ou grandes): a barraca da pescaria também está montada!


a igreja Santo Antônio do centro de Florianópolis está localizada na Rua Padre Schuler, 81, exatamente atrás da antiga Unisul Padre Roma.

Isto é Lá Com Santo Antonio
Autor: Lamartine Babo
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio

São João ficou zangado
São João só dá cartão
Com direito a batizado
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Disse o velho num sorriso:
Minha gente, eu sou chaveiro!
Nunca fui casamenteiro!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio


Leonardo Contin da Costa

Nenhum comentário: