sábado, 26 de maio de 2012

Essas e aquelas criaturas

Mães: as criaturas mais doces e rabugentas da terra. Nunca as abandone. Talvez minhas experiências não sejam de grande ajuda, mas resolvi dividir um pouco dessas ideias errantes.

Sua mãe vai dizer que você será duas vezes pior que ela com seus filhos. O quê? Claro que não. Eu saberei respeitá-lo. Sua mãe vai dizer que nem tudo que ela aprendeu com sua avó ela passou para você, mas nunca vai admitir que você fará o mesmo.

Ela vai te acordar de manhã depressa, te assustando e dizendo que são quase nove horas. Você simplesmente levanta enlouquecido, olha para os lados pensando desesperado em o que fazer para dar tempo, até passar seus olhos pelo relógio e ver que ainda falta quase uma hora de antecedência. Você vai suspirar e voltar a dormir: por que maldição ainda caio nessa pegadinha?

Ela vai te incomodar. Vai dizer que você não ajuda em casa, que ela é uma escrava, que ninguém a valoriza. Vai brigar que você sempre deixa a tampa do leite aberta, que isso atrai bactérias. Você jura que nunca mais fará isso, mas sem querer, alguns dias depois acaba fazendo a mesma coisa.

Ela fala demais, meu deus, como ela fala demais! Onde desliga seu motor? Seu vocabulário não termina nunca, e você não entende de onde ela tira tanta energia. Ela vai querer conversar um pouco e você, frio, vai dizer que tem mais o que fazer. Ela vai dizer que você não é mais o filho de antes, que é um ingrato, que não tem um tempinho para a sua mãe e só fica no maldito computador. Você vai querer dizer palavras sinceras, mas simplesmente se calará por falta de coragem de dizê-las.

Elas não têm sobras em demonstrar carinho por nós. Vai colocar um apelido em você, talvez um que não faça a menor ideia de onde saiu, ou então um apenas vergonhoso ou meloso. Vai ser tão repetitiva que suas palavras não serão tão valorizadas, mas se ela não disser todo dia “eu te amo”, você achará que tem algo errado. Mas se você se atrever a falar o mesmo: não, isso é quase impossível.

No colégio ela realmente vai te fazer passar vergonha. Você vai querer que ela te deixe duas ruas antes para não pagar mico, mas ela faz questão de estacionar na entrada para você deixar de ser tolo. Você realmente vai odiar sua mãe neste momento.

Definitivamente ela vai te agarrar pelo estômago. Nunca irá encontrar um arroz como o da sua mãe. Mesmo que você prefira o da sua avó, o da sua mãe simplesmente parece ser o certo. Quando você a vê na cozinha fazendo o café: acho que isso pode ser chamado de lar.

Quando você fica doente, sua mãe grudará em você até não aguentar mais. Fará tomar todas as combinações possíveis de algo com limão e mel. Você tomará isso até seus 20 anos e reclamará todas às vezes. Sempre irá dizer que aquilo não funciona, mesmo ela te perguntando como então que você sarou todas às vezes.

O carinho dela, ah o carinho dela é algo que te faz dormir. O cafuné da sua mãe é o melhor do mundo. Quando o mundo está desabando, simplesmente deitar em seu colo e fechar os olhos já te deixará confortável.

Essas criaturas, que ainda hoje não sei dizer o que são e porque são, nos educam, nos protegem e simplesmente nos amam pelo o que nós somos. Sua mãe é aquela que saberá tudo sobre você. É aquela que nunca se cansará de te ouvir contar uma história. É aquela que simplesmente, está destinada a ser a pessoa mais doce e imprevisível do mundo.

Mães, essas criaturas que sabem o que é o verdadeiro amor.

 Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: