quinta-feira, 5 de abril de 2012

As pontes que unem Vitória a Florianópolis


Não é apenas a precariedade e o abandono dos aeroportos Eurico de Aguiar Salles e Hercílio Luz que aproximam as capitais do Espírito Santo e de Santa Catarina – ambos necessitando de ampliação e modernização urgente devido ao excessivo número de passageiros todos os dias. São, sem sombra de dúvidas, dois dos aeroportos de capitais a receberem menos recursos federais nos últimos anos.

Com um número pouco superior a um milhão de habitantes nas regiões da Grande Vitória e da Grande Florianópolis, as duas cidades apresentam muito mais semelhanças do que se pode imaginar.

A começar pelo fato de serem as capitais brasileiras com maior rendimento domiciliar per capita do Brasil, com R$ 1.573 (Florianópolis) e R$ 1.499 (Vitória), de acordo com dados do IBGE divulgados em novembro de 2011 – fato que demonstra que há, sim, sérias mazelas sociais a serem resolvidas, mas que desfrutam de qualidade de vida pouco superior à média nacional.

O fato de terem parte de seu território localizado em uma ilha apresenta as mesmas qualidades – vocação para o turismo em virtude das (belas) praias -, mas, também os mesmos problemas – um deles, a questão dos transportes: pelas manhãs, transitar na Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça (mais conhecida como Terceira Ponte na capital capixaba) ou na Ponte Governador Pedro Ivo Campos (na capital barriga-verde) em direção ao centro das capitais, é um exercício de paciência e tolerância, em função dos longos congestionamentos.

A questão da degradação ambiental também é um mal a ser combatido nas duas cidades. Com paisagens paradisíacas e uma extensa orla que remete moradores e turistas ao mar a todo instante, não é de se espantar que a especulação imobiliária seja forte e que o meio ambiente seja atingido diariamente pelo apetite voraz da construção civil. Males difíceis de serem superados em pouco tempo e que, a longo prazo, podem reverter a vocação turística das duas ilhas capitais.

Para quem vem a passeio, vale lembrar que tanto Florianópolis como Vitória apresentam imagens tão bonitas quanto as mais belas praias do Nordeste ou do Rio de Janeiro, com preços – regra geral – mais acessíveis que estes outros badalados balneários. Nas qualidades e nos defeitos, as capitais do Espírito Santo e de Santa Catarina diminuem consideravelmente os quase 1.600km que as separam uma da outra.


Crédito das fotos: Leonardo Contin da Costa
Leonardo Contin da Costa

Nenhum comentário: