domingo, 25 de março de 2012

No meio do caminho tinha uma ilha

Manhattan
np (nome próprio) 1. O maior dos cinco distritos da cidade de Nova York. 2. Fundado em 1624. 3. Por lá você encontra a Times Square, o Central Park, o Empire State Building, a Broadway e Wall Street. 4. Abrigava o World Trade Center. 5. Mais de 1 milhão e 600 mil pessoas moram lá. 6. É um dos destinos turísticos mais procurados do mundo.

Queens
np (nome próprio) 1. Quase tão grande em área territorial quanto Manhattan, Bronx e Staten Island juntas. 2. Fundado em 1683. 3. É o lar de Martin Scorcese, Francis Ford Coppola e Donald Trump. 4. Lá você encontra o Citicorp Building, o maior arranha-céu de NY fora de Manhattan. 5. Tem uma população de mais de 2,2 milhões. 6. Abriga dois dos três maiores aeroportos de NY, o Flushing Meadow Park (o lar dos Mets, o time de baseball) e também é onde nasceu o Ramones.


Roosevelt Island
np (nome próprio) 1. Quase ninguém conhece. 2. É uma ilha entre Manhattan e o Queens.

Pode procurar aí no seu guia de Nova York, mas você não vai achar muitas dicas sobre Roosevelt Island. Isso porque pouca gente conhece o lugar - ou até conhece, mas não dá muita bola. Roosevelt Island realmente não tem nada de excepcional. São 12.000 habitantes, vários prédios, escola, mercado e alguns restaurantes, mas vale a visita. Além da vista privilegiada da cidade, através de vários ângulos, você tem que pegar um bondinho para chegar ate lá – e essa é a melhor parte do passeio. Para entrar no bondinho, que sai de Midtown (entre a 59th Street e a 2nd Avenue), basta ter um MetroCard, ou seja, custa a mesma coisa que uma passagem de metrô.

A ilha tem 3 km de extensão e 0,59 quilômetros quadrados. Por causa do tamanho reduzido, não é permitido andar de carro dentro da ilha. A intenção é incentivar o uso do transporte público, que é extremamente eficiente. A estação de metrô, a Roosevelt Island Station, que se localiza a 30 m do solo, é a mais profunda de Nova York. Além disso, o consórcio responsável pelo transporte público da ilha opera um ônibus especial que leva as pessoas dos condomínios para as estações de trem e metrô por apenas 25 centavos.

Curiosidade: a comunidade tem o seu próprio jornalzinho, o WIRE. O nome é uma homenagem aos quatro primeiros condomínios residenciais construídos na ilha (Westview, Island House, Rivercroos, Eastwood). Os próprios moradores entregam o jornal, que circula a cada duas semanas.
Se você tiver tempo, vale muito a pena visitar a ilha. Além dos moradores, que são super simpáticos, e da atmosfera de cidade pequena, você vai conseguir fotos incríveis de Manhattan e do Queens. E tudo isso tomando um Starbucks quentinho, que, como não poderia deixar de ser, tem em qualquer lugar, até no meio do rio Hudson.

Bruna Carolina

Nenhum comentário: