quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vida Nueva

Conheci a Associação Vida Nueva de uma maneira inusitada: dirigia o carro no meio de um congestionamento monstruoso quando, de repente, tocou o telefone. Parei e atendi. Era um senhor chamado Luiz, de Balneário Camboriú. Ele disse que eu não o conhecia, mas falou que, certamente, eu gostaria de visitar uma associação chamada Vida Nueva, em Palhoça. Não deu maiores detalhes, apenas passou o telefone de lá e eu fiquei de retornar a ligação um outro dia para dizer se havia gostado da dica. Nunca mais consegui localizá-lo _ o telefone do Luiz sempre constava como inexistente.

Vida Nueva é uma instituição mantida por Frades Franciscanos que, a exemplo dos mestres São Francisco de Assis e Jesus Cristo, têm uma preocupação especial com os mais humildes e excluídos, colocados, aos nossos olhos, à margem da sociedade. Os Frades acollhem, em um arborizado sítio localizado à beira mar da praia da Enseada do Brito, moradores de rua dispostos a iniciar uma nova vida (como o próprio nome da instituição indica). No sítio, recebem todo tipo de ajuda: desde roupas, alimentação e um quarto, onde dormem de dois em dois, até auxílio psicológico, espiritual e aulas de português, matemática e informática. Em síntese, são tratados como em uma família.

O local, de fato, ressocializa e permite a estas pessoas retornarem à sociedade com condições de manter uma vida digna, resgatando sua cidadania. Há biblioteca repleta de livros, aulas de yoga, massagens, pilates, espaço para aprender a trabalhar com panificação, construção civil. Também o cultivo de uma grande horta, trabalho com animais diversos e um clima de paz que ajuda a pessoa a se reencontrar e dar um novo rumo à sua vida.

Muitos dos moradores do local não têm contato com suas famílias há anos - pelos mais diversos motivos. Os Frades que administram o Vida Nueva buscam, quase sempre, retomar este elo com suas respectivas famílias, tentando encaminhá-los a seus lares. Nem sempre é possível. Alguns já não têm mais família, outros não são mais aceitos em suas casas e há ainda os que já não se recordam mais onde vive algum de seus parentes. No Vida Nueva, acabam formando nova família e ganhando forças para reiniciar a vida.

Os Frades vivem de doações para manter e administrar o local. O custo deste trabalho, sem dúvida, é muito alto. Mas talvez a maior doação que se possa fazer a um lugar como este, não seja apenas a contribuição financeira, mas sim a presença através do amor, carinho, palavras de motivação e ânimo a estes que estão repensando e reiniciando suas vidas _ muitos após terem sofrido os mais terríveis traumas que um ser humano poderia ter sofrido. Precisam de todos os tipos de voluntários: enfermeiros, psicólogos, médicos, dentistas, assistentes sociais, engenheiros, professores de informática e até mesmo você, que talvez não tenha algum curso superior, mas é superior na arte de ouvir, conversar e dialogar. Todo tipo de ajuda é bem vinda!
A quem possa interessar, o Vida Nueva fica localizado na Servidão Mariano José de Fraga Jr, n° 233, na Enseada do Brito, em Palhoça. As visitas podem ser feitas durante os sábados, no período da tarde e aos domingos, durante todo o dia (maiores informações através dos telefones (48) 9632-2622 / 3286-8368 ou pelo blog Vida Nueva

Sem dúvidas, uma boa oportunidade para expressar nossa solidariedade e nossa capacidade de se doar ao próximo!

Crédito das fotos: Leonardo Contin da Costa
Leonardo Contin da Costa

Nenhum comentário: