quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sincronia de cores

Doze latinhas de spray e um pequeno rádio tocando hip hop. É assim o ambiente que envolve a Rua Felipe Schmidt em um final de tarde de plena segunda-feira. A mistura das cores primárias encanta milhares de manezinhos que passam pelo calçadão, a precisão dos traços e a combinação das tintas é o que torna mais incrível a beleza das gravuras de Antonie Pedroso.

Utilizando técnicas avançadas de grafite, os desenhos traduzem sonhos e pensamentos garantindo também o sustento. O carioca com seu material em frente à papelaria Progresso traz verdadeiras obras de arte, apenas com latinhas de spray,esponjas e espátulas improvisadas em papel cartão, ele consegue criar imagens que parecem reais, com cores vivas que chamam a atenção de todos os curiosos que caminham.

Cada desenho é uma maneira de estimular instâncias de consciência em cada espectador. Assim, as reações são as mais variadas possíveis. Muitos se assustam quando o rapaz usa o fogo para selar as gravuras. Um homem que ali observava comenta com sua esposa

– Viu!? Isso aqui que é obra de arte, e não aqueles rabiscos de galeria que não dá para entender nada.
O amarelo se mistura com o vermelho criando o laranja do pôr-do-sol, o preto faz as sombras balanceando com o branco dos contornos. E tudo isso ocorre com uma agilidade inacreditável, cada obra demora cerca de seis minutos para ser finalizada, a habilidade com os sprays e as esponjinhas faz com que os desenhos apareçam em passe de mágica.


Tudo começa com uma cartolina em branco, depois, são grafitadas várias cores que parecem que nada formarão e quando menos se espera a imagem cria luz e forma. E no final a vontade é de estar dentro da paisagem. Cachoeira, pirâmide, planetas, golfinhos, todos grafitados em menos de 30 minutos.

A arte é reconhecida com valor de mercado também. Muitos turistas que ali passam se encantam com as obras de Antonie e levam para casa por R$20 usando a estética do grafite para a decoração de espaços interiores.


É o jeito de mostrar ao mundo que pequenos artistas existem e que seus talentos são únicos, aponta Isabela, espectadora de plantão.
E no final tudo termina com o artista expondo sua arte aos observadores que logo aplaudem a venustidade.


Acho que a maior gratificação de um artista são os aplausos, Lucas Tavares, espectador.
Bianca Queda

Nenhum comentário: