terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Virtual não é Virtude

"francês virtuel, do latim medieval virtualis, do latim virtus, -utis, qualidades do homem, coragem, energia, valor, mérito" (Dicionário Priberam de Língua Portuguesa). A associação de virtuoso com virtual é corriqueiramente feita em se tratando de etimologia, e, usados como sinônimo, os dois termos são ligados tratando o virtual como algo virtuoso.

Amizade virtual substitui presencial? Da pra namorar navegando nas ondas da internet? Tudo bem alguns justificam com uns argumentos : que da pra ler um livro online, da pra conhecer pessoas via internet, mas considerar que um computador substitui a interação entre as pessoas, ao menos para mim, é depreciar as pessoas a sua volta. E se ainda assim consideras um computador algo tão meritoso assim, ponha o por-do-sol de protetor de tela, ligue o ar, pelo controle sem nem se mover, e coloque pra tocar uma música que simule a marola do mar. Reviveu tuas férias?

Rodei e exemplifiquei pra tentar reforçar o valor das coisas e por em questão a estima às disciplinas virtuais. Sempre achei que fosse uma maneira de passar rapidamente por conteúdos que fossem desprezíveis e, analisando melhor, percebi que estive errado por muito tempo, não era só uma maneira de empurrar com a barriga certas coisas, era também uma forma de trazer preocupação àquilo que seria feito com a maior simplicidade, sem receio algum. Ainda que nunca estivesse presente em uma aula virtual, se possível fosse, já imaginava que e-mails não seriam algo nem parecido com debates com o professor e que videoconferências não me colocariam em um ambiente de estudos, mas se o último semestre sendo um iAluno serviu sim para alguma coisa, gosto bem mais da antiga e inexorável SALA DE AULA e vejo que meu menosprezo pelo assunto não é sem esteio e, também, que nao estou sozinho nessa. Abaixo depoimentos de alunos-virtuais da disciplina de Ciência e Pesquisa:

"Boa tarde professora, voce deve ter notado que muitos alunos estão indignados com as notas da AP2 [Avaliação Presencial 2 ], sendo que praticamente 80 % vão fazer 4a avaliação, isso é o que, erro dos alunos ou erro de uma organização de correção ou ensino desta matéria, porque se realmente estas notas são verdade, os alunos ficaram sem saber da matéria de um hora pra outra? Esta muito estranha esta situação, pois são muitas notas baixas do nada, respeito esta matéria como qualquer outra, mas a indignação é muito maior neste momento, por favor, vejam as correções novamente. Obrigado." (Henrique Oenning Danielski)

"Professora, eu não me conformo, pois todas minhas notas foram ótimas, na minha cabeça eu já estava passada, logo chega essa AP2 e abaixa MUITO minha nota, nunca fiquei em prova final na minha vida, e não tem como avaliares um aluno por apenas uma prova, isso que eu acho errado nas matérias a distancia, porque não tem um professor nos monitorando presencialmente, e não sabe realmente como é o aluno, faço um curso super puxado e sempre me dei bem, estava me dando bem com todas minhas notas nesta matéria, só por causa de uma prova eu fico em prova final, sendo que até agora não estou conformada com minha nota, se eu eu realmente ficar vou reclamar na coordenação, pois não acho justo mesmo, este critério de avaliação é completamente errado, não tem como definir o rendimento do aluno por apenas uma prova com nota baixa, ou melhor, baixíssima, estou completamente decepcionada!" (Ana Luiza Aparecida Zappelini)
Esse pensamento até pode ser visto como Adorniano, mas considerando as críticas tratadas no Modernismo Líquido este é um exemplo flagrante de uma reciclagem mal feita e que desconsidera seus prelúdios.
Adilson Costa Jr.

Nenhum comentário: