sábado, 23 de março de 2013

A Capital da inclusão digital

Florianópolis é pioneira em sistema de orelhões com wi-fi e o primeiro aparelho tem, em média, 130 acessos por dia

Rafaela Bernardino

Algumas semanas atrás, escrevi um texto sobre telefones públicos, afirmando que os antigos salva-vidas dos "acelulados" seguia um final doloroso. No entanto, para destruir minha ideia, na última quinta-feira, foi assinado um convênio entre a prefeitura e a empresa de telefonia Oi. O objetivo do acordo é instalar orelhões com acesso à internet. Como se não bastasse a novidade, Florianópolis é ainda a primeira cidade do Brasil a usar este tipo de sistema.

A ideia inicial é até o final de 2013 disponibilizar, pelo menos, trinta orelhões com wi-fi instalados em cem pontos da cidade. Se você está aí na sua poltrona pensando que isso nunca vai funcionar, tenho que lhe dizer que no Largo da Catedral já existe um aparelho em funcionamento desde outubro do ano passado. Por enquanto (e espero que por pouco tempo) somente os que possuem serviço Oi é que podem utilizar. São eles: Oi velox 3G, Oi Dados, Oi Conta Total e Oi Smartphone. O negócio, ainda, é só deles.

Se você ainda está descrente e se perguntando por que essa tecnologia toda está na ilha da magia? Por que ela foi escolhida? Bom, segundo Gonzalo Pereira, executivo de Relações Institucionais da Oi, Florianópolis é uma ótima opção depois de ser considerada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), como a capital com maior inclusão digital do Brasil no ano de 2012. Ou seja, vive aqui um bando de gente de conectada.

Para quem está perguntando como acessar a rede, aqui vai a explicação: no seu celular você vai procurar redes sem fio disponíveis, quando achar a rede "Oi WiFi", clique nela. Depois é só entrar na página de registro da empresa, preencher o formulário de dados e aproveitar seus quinze minutos de fama. Sim, como ainda o domínio é da empresa Oi, você mero cliente da Tim, pode acessar a rede por quinze minutos. Portanto, se você estiver no desespero precisando mandar um arquivo por e-mail e não tem créditos: aí está a sua salvação! 

Calma Floripa, achou que eu ia me esquecer não é? Parabéns o Ilha da Magia pelos seus 287 anos de vida. Tás velhinha heim querida? Te cuida abençoada!

Nenhum comentário: