quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Locomotiva de Luxo

Os trilhos que percorremos em nossa vida nos levam a lugares inesperados como o passeio de trem de Curitiba a Morretes

O passeio que começa na capital paranaense e desemboca na aconchegante cidade de Morretes, é feito pelo único trem de luxo do Brasil, Great Brazil Express. A locomotiva é restrita a apenas dois elegantes vagões, que comportam 22 pessoas cada.

O caminho é cercado pelas grandes atrações da ferrovia centenária do estado do Paraná com túneis, viadutos, pontes e precipícios. A Ponte São João, com 55 metros de extensão é o primeiro grande atrativo, com todo seu charme e beleza. O Viaduto do Carvalho, um contorno sobre uma montanha, é o ponto em que o turista obtém a visão mais magnífica da Serra do Mar e tem a sensação de estar flutuando.


A viagem, que dura cerca de três horas, possibilita a apreciação de uma das partes mais intocadas de todo o Brasil, a Mata Atlântica. Depois que os precipícios acabam é possível observar o Parque Estadual do Marumbi, que abriga as montanhas mais altas do Paraná.

Durante o trajeto, podemos contemplar toda a beleza da Serra do mar, dentro de um confortável ambiente decorado no estilo século XVIII, com cortinas de seda carmesim e poltronas aveludadas.

O trem da vida

As três horas dentro do trem dão oportunidade para habituar-se em outro clima, entre a calmaria da natureza e o movimento dos trilhos.

Então, analisando como se locomove um trem, percebi que a vida é como eles. Cada capítulo que passamos é um vagão por onde as pessoas entram e saem constantemente, muitas vezes, quando damos conta, já estamos em outro comboio, sem que quiséssemos sair do anterior.

Todos os dias, um novo alguém ultrapassa a linha do trem para continuar a viagem com a gente ou abandoná-la. A maioria entra só para dar uma olhada rápida e já desce na próxima estação, outros passam vários vagões conosco, mas só os notamos no final.

Às vezes, o trem vai tão rápido que pensamos que iremos sair dos trilhos, outras vai tão devagar que parece que vamos parar, e em alguns momentos paramos. Mas, essa parada é só para colocar mais madeira e continuar a viagem.

Os trilhos quase sempre nos levam a um caminho duplo, no qual temos que escolher a melhor estrada a seguir. E esses caminhos são tão longos e extensos que parecem nos confundir e ficamos perdidos. Porém, não se pode deixar o trem parar, o maquinista somos nós, e as madeiras são nossos sonhos que não deixam o trem ficar muito tempo parado. O importante é sempre continuar e não se esquecer de todos os vagões que ajudaram o grande trem da vida a se locomover.



Nenhum comentário: