quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Quando o estopim não dá fogo
   Porque é o Elóy
      Elóy Simões


____________________________

Já nem sei mais há quanto tempo me formei na Cásper Líbero. Sei, porém, que de lá pra cá tudo mudou na relação estudante\Universidade.

Tudo menos uma coisa: a regra segundo a qual aluno nenhum pode ficar esperando que o Curso atenda a todas as necessidades que uma vida profissional exige.

E a regra é implacável: estudante que fica esperando que isso aconteça, quebra a cara quando sai da Faculdade. Vi isso acontecer milhares de vezes. Estudante que na Faculdade não toma nenhuma iniciativa, terá enormes decepções. Ou será um profissional medíocre, ou não conseguirá sequer uma oportunidade no mercado. Ou terá de fazer um esforço sobrehumano para seguir uma carreira.

Daí a importância do Estopim, criado em boas hora por um grupo de estudantes de jornalismo da Unisul.

Ao criar o Estopim, eles abriram uma porta enorme para os estudantes irem praticando o que aprenderam. Ou o que não aprenderam, porque poderão errar à vontade. E a cada erro, percebido por eles, ou corrigido por outros, corresponderá um enorme salto.

Só que, pelo jeito, poucos se dão conta de que é precviso aproveitar e entrar. Não me refiro apenas aos estudantes de jornalismo. Refiro-me aos de todos os cursos.

Afinal, todos os estudantes – todos – precisam aprender e praticar uma disciplina que não consta, necessariamente, do currículo: a comunicação.

Em qualquer profissão, a arte de comunicar, de escrever, de defender um ponto de visa, um produto ou um serviço, é indispensável.

Quando Chacrinha disse que quem não se comunica, se trumbica, estava dizendo, do jeito dele, uma grande verdade. “Se” trumbica mesmo.

No entanto, não consigo ver, no Estopim, a manifestação em massa dos estudantes. Nem mesmo dos que frequentam Cursos diretamente ligados à Comunicação: publicidade, jornalismo (exceto o grupo que criou o Estopim) e design.

Na cabeça deles o Estopim não explodiu, o que é lamentável.

Há, aí, um forte indício de que estão esperando se formar para começar a agir. Se isso estiver acontecendo, eles estão desperdiçando uma enorme oportunidade de treinar e aparecer ao mesmo tempo, porque serás tarde demais.

Se é assim, coitados deles quando tentarem entrar no mercado. Vão tomar uma bela surra. E ficar de fora. Perceberão como o mercado é cruel com os incompetentes.

Elóy Simões

Um comentário:

Anônimo disse...

é mais ou menos só melhorar a exolicacao ok.