terça-feira, 21 de agosto de 2012

Parabéns Madonna! Realmente, parabéns.

Everybody, get up and do your thing 
Find a groove and let yourself go
Come on, take a chance 

Mesmo sem conhecermos, temos carinho por ela e isso é o que fazem os grandes ídolos - nos conquistam pelos espetáculos que enchem nossos olhos de prazer. Pode não ser a Madonna, pode ser outra banda, um ator/atriz ou um escritor. Pois então, a sensação de apreciar alguém ou algo só é boa porque é um sentimento diferente e único. É bom apreciar, no meio a tanta bagunça e decepção, a sensação de alívio quando vemos alguém que nos faz sorrir como a cabecinha amarela do smile, com a boquinha de parênteses, é fan-tás-ti-ca!

É um sentimento bom pois não é sempre que aparecem coisas e pessoas admiráveis. Podemos pegar esse tipo de artista como exemplo pra nossa vida, não? 54 anos, sempre- sempre mesmo - renovada! A cada ano que passa, quando achamos que ela vai ser substituída por alguma outra super estrela pop, ela retorna criativa. Não sei o porquê, mas essa palavrinha me soa, familiar para o pessoal do Estopim.

A Madoninha fez aniversário há mais um menos uma semana, dia 16 de Agosto. Apesar de um ladinho que causa muito, ela é uma das maiores estrelas da música no mundo. Por exemplo, no dia do seu aniversário ela fez um show curtíssimo de quarenta e poucos minutos na França, mas a causa da revolta foi que o rosto de Marine Le Pen (líder do partido político de extrema direita francesa) apareceu ao telão junto uma imagem da suástica nazista. Sempre causando, né? Mas hoje o assunto é outro. Nossas profissões ligadas à criatividade devem conectar-se ao estilo A La Madonna, tentando manter sucesso, muitos anos, inovando com muita criatividade. Diga-se de passagem, que a loirinha é corajosa! Colocar no telão da nova turnê algo relacionado a partidos franceses sendo com que havia planejado apresentar-se em Paris? Relacionando estes partidos ao nazismo. Coisa de Madonna. Tem que ser alguém tipo ela, para tamanha ousadia.

Ela é incrível. Aproveita o sucesso que tem e protesta o que quer que seja. Essa não é a primeira vez que ela faz algo desse tipo. Quem diria que no começo da carreira quando ainda cantava Everybody, que estaria, ainda hoje, nos clips Top 20 do Multishow, nas top 10 das rádios, nas festas, fazendo música com dj`s mega talentosos que fazem questão de convidá-la para terem o gostinho de como é ter uma música cantada por Madonna.

A estrela do pop fez 54 anos, sabe o que é fazer essa idade e ter o corpo, o esforço, a capacidade de fazer um show como se estivesse brincando no pátio de casa? Os shows seguem aplaudidos e lotados. Para quem assistiu algum DVD pode se arrepiar mesmo do sofá de casa, com danças, ritmo, palavras soltas entre as canções, enfim, com o espetáculo Madonna.

Para nós jornalistas que isso se encaixe na nossa vida para que escrevamos novidade sempre. Como uma mulher fica estável no topo de uma carreira de sucesso por tantos anos? Quem diria que aquele comecinho dela com a canção Everybody acabaria na magnitude de sua obra? E é claro! Que os nossos amigos publicitários que passam por aqui não se sintam deixados de lado. Pois, vocês não escaparam! Que a Madonna siga de exemplo também a vocês. Peças publicitárias normais e mornas? Não, porque se podemos ser pessoas estilo Madonna de Ser.

Que sejamos Madonninhas dos nossos pais, que cantemos inspirados para os nossos amigos e ah, no nosso trabalho que pensemos mais em inovar na criatividade com persistência, como a loira, mamãe que canta muito, dança e toca guitarra nos seus cinquenta e pouco anos




Bruna Moraes

2 comentários:

Fabiano Ambrosio disse...

como designer e diretor de arte, concordo plenamente em criar e inovar desde que o resultado final traga melhorias ao produto ou serviço oferecido ao público-alvo! o problema aqui no Brasil são os clientes deixarem de ser caretas e preconceituosos com o NOVO!! muito difícil fazer ARTE neste país...por que até hoje para uma grande maioria...publicitários, designers, arquitetos, fotógrafos e outras profissões da área de comunicação e artes não passam de um bando de loucos drogados e homossexuais...puro preconceito!! mas ainda há esperança de que sejamos valorizados...não desisto nunca!! parabéns pelo texto Bruna...Madonna dispensa comentários...é ícone faz um bom tempo!! abs =)

Ana disse...

Ter a coragem de inovar em qualquer área é o mais importante, porque sempre haverá alguém para dizer que suas ideias estão erradas, que sua percepção está alterada, mas se vocÊ confia no seu trabalho isso que importa, porque se vocÊ confia no que faz terá suporte para aguentar as críticas. Em teoria sim.

Fiquei pensando nisso nessa semana. sempre que penso em um tema para a pesquisa tento buscar um tema que não é muito pesquisado aqui, ou algo que por mais pesquisado que seja, não tenha pesquisas na direção que eu quero analisar. Resultado? Ainda não consegui uma bolsa de pesquisa, porque por mais bacana que seja a ideia existem normas, regras, muitas regras, que se você não cumprir não consegue ter o direito de inovar. Há quem diga que pesquisadores universitários ainda são muito jovens e não sabem muito, e no geral são desvalorizados, mas eu acredito no conhecimento do dia-a-dia, naquelas experiencias pessoais que dão sentido às teorias que tanto estudamos. Então para inovar, em uma universidade, você precisa mesmo assim cumprir algumas regras, ou ficará patinando por anos por não alcançar a média.
é meio triste isso.

Gostei do seu texto, peço desculpas se fugi do tema, mas ele me fez refletir um pouco mais sobre o que eu já vinha pensando e sobre essas coisas que incomodam a gente, sem regras seria o caos, mas regras que sufocam a criatividade são realmente necessárias?