quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

No woman, no cry!

Vergonha no sambódromo paulista. A Gaviões da Fiel, escola que homenageou o ex-presidente Lula, promoveu briga e quebra-quebra, nesta terça-feira. Inconformados com o resultado, representantes de escolas e torcidas invadem a apuração, queimaram um carro alegórico e tomaram as pistas da Marginal Tietê.

Grades foram quebradas, cadeiras foram jogadas. A PM até tentou conter a confusão, mas o número de policiais no local era pequeno, assim os torcedores estavam em uma proporção maior. No momento da confusão, a Mocidade Alegre estava a apenas uma nota 10 do título, enquanto as escolas Camisa Verde e Pérola Negra seriam rebaixadas.

É inacreditável que tenha atrasado tanto o resultado da campeã do carnaval paulista por falta de espírito esportivo. O Carnaval é a maior festa popular do mundo, e seu objetivo é extravasar sentimentos e divertir, e não causar tumultos e arruaças. Que vergonha dos carnavalescos brasileiros, falta maturidade e mais ainda cultura. Não se deve justificar qualquer injuria e indignação por meio de atos agressivos.


"Verás que um filho teu não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação", era o samba enredo da escola gaviões da fiel. Realmente depois de tudo que se passou nessa confusão, tenho que concordar com os alvinegros, Lula é o retrato dessa nação ignorante, sem sombra de dúvida.

O queima filme foi tão grande que jornais de grande circulação mundial anunciaram o patético acontecimento. O Jornal El Clarín da Argentina reportou a notícia “Quemaron una carroza durante la elección de los ganadores del Carnaval de San Pablo”,e o Jornal Los Andes também.

A situação está tão feia para esse país de terceiro mundo, que nem a apuração de escola de samba escapa, somos piadas no exterior. E tem gente que ainda acha tem condições de sediar a copa.

O pior de tudo é que a Gaviões da fiel recebeu milhões do Lula e do Governo Federal, e mesmo assim não tiveram capacidade de fazer um desfile descente, muito menos de ter uma postura digna para a apuração. O cenário brasileiro hoje é lamentável. Invadir as repartições públicas e prédios do governo, ninguém invade. Se revoltar para derrubar um político corrupto ninguém quer, mas há quem se preste a quebrar tudo por causa de uma nota de carnaval.

A vontade de chorar é desesperadora, a vergonha é a única coisa certa, a decisão de amanhã só será para regulamentar o mau comportamento. Como Bob Marley dizia No woman, no cry! Mais uma história embaraçosa para o país do carnaval.

Bianca Queda

Um comentário:

Anônimo disse...

Vale ressaltar que quem iniciou o tumulto foi um integrante da Império de Casa verde que invadiu a área onde ocorria a apuração e rasgou os papeis constando as notas. Além disso, a gaviões da fiel não foi a única escola a incitar a violência, camisas de outras agremiações também foram identificadas no tumulto. É realmente lamentável que episódios assim aconteçam, pois descredibiliza totalmente o carnaval, as escolas de samba e o próprio estado e país. Outro ponto que vale levantar é as declarações dadas pelos dois presos: O da imperio de casa verde - que rasgou os papeis e outro da gaviões que teria chutado e amassado a taça. Segundo os presos houve um acordo para que não houvesse rebaixamento das escolas, acordo este que a campeã - Mocidade - não teria compactuado. Tem mais sujeira aí.